Apesar das muitas melhorias no campo da performance, acréscimo de funcionalidades, e evolução no campo dos processos de produção, os processadores topo de gama da Qualcomm, dentro da gama Snapdragon 8, têm sido, na verdade, mais do mesmo.
Afinal de contas, a configuração é quase sempre a mesma “1+3+4”, com os mais recentes Snapdragon 8 Gen1 e Gen1+ a não serem uma exceção. Mas isto vai mudar em 2023!
O novo Qualcomm Snapdragon topo de gama vai mudar muita coisa
Portanto, para o próximo ano, vamos dar as boas vindas ao novo Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, que pelos vistos, vai apostar numa configuração de núcleos e processamento completamente diferente. Além disto, também vamos ter um GPU Adreno um pouco diferente do habitual.
Mais concretamente, apesar do facto de a Qualcomm querer continuar a contar com um processador principal mais poderoso, e pelos vistos, de continuar a contar com o mesmo processo de 4nm da TSMC, o cluster vai ter agora 4 tipos de núcleos, em vez de ‘apenas’ 3. Desta forma, a configuração vai passar de ‘1+3+4’ para ‘1+2+2+3’. (Segundo os mais recentes leaks, vamos ter 1 núcleo Cortex-X3 com uma frequência extremamente alta, 2 núcleos Cortex-A720, 2 núcleos Cortex-A710, e finalmente, 3 núcleos Cortex-A510.) No campo gráfico, vamos ter um GPU Adreno 740, que apesar de prometer algumas novidades, ainda não sabemos o que vai trazer de realmente bombástico.
Em suma, a Qualcomm quer mudar um pouco a forma como tem feito as coisas, de forma a aumentar a competitividade! Isto, relativamente ao que a Apple, e mais recentemente a MediaTek, têm feito no mundo dos processadores. Com um grande foco na eficiência energética, um dos campo em que mais tem deixado a desejar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que está na hora de existir uma mudança de estratégia no mundo Qualcomm Snapdragon? É que caso não saiba, no lado da Samsung, parece que também está a existir uma mudança de paradigma! Com a empresa agora focada no desenvolvimento de processadores Exynos completamente novos, e claro, completamente diferentes daquilo que podemos encontrar atualmente no mercado. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.