Os últimos benchmarks relativos à performance single-thread do novo processador ARM da Apple com 8 núcleos mete as ofertas mais rápidas da Intel e AMD em apuros! Estamos a falar de um processador que irá dar vida à nova geração de portáteis MacBook Pro e computadores Mac em 2021.
É um nível de performance incrível, conseguindo alcançar o i7-11700K que ainda nem chegou oficialmente ao mercado, bem como o AMD Ryzen 7 5800X, que por sua vez é um dos processadores mais vendidos dos últimos meses.
- Nova facada nas câmeras fotográficas? Xiaomi já tem lentes líquidas!
- PC com CPU AMD? Tem de atualizar a BIOS da sua motherboard!
O novo processador da Apple mete a Intel e a AMD no bolso!
Portanto, o novo processador ARM da Apple é novamente baseado no processo de 5nm da TSMC, trazendo algumas melhorias arquiteturais para não só melhorar a performance, como também a eficiência energética do ‘pacote’. Afinal de contas, estamos a falar de um SoC (System on a Chip), e não de um simples CPU. (Dentro da mesma die, temos o CPU, o GPU, a memória, entre muitas outras coisas!)
Dito tudo isto, o Apple M1 de nova geração aqui testado é uma peça com 8 núcleos de processamento (4 Firestorm ARM & 4 Ice-Storm) com uma frequência base de 3.2GHz. Uma frequência que de forma bem curiosa, fica bastante aquém daquilo que a AMD e Intel oferecem nas suas gamas de processadores.
Estamos a falar de um processador capaz de chegar aos 3550 pontos no teste Passmark Single-Thread! Isto enquanto o i7-11700K chega apenas aos 3542 pontos e o AMD Ryzen 7 5800X chega aos 3506 pontos.
Claro que a diferença de performance não é gigantesca, mas a diferença no consumo de energia entre estres 3 processadores é muito significativo! Será que o futuro da computação está mesmo na arquitetura ARM? Esta aposta da Apple pode mudar muita coisa nos próximos tempos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!