A Mercedes já estava com o mesmo A-Classe há uns bons 5 aninhos, sendo que este foi lançado em 2013. Mas, este ano, decidiram mudar, e mudar à grande!
Quando falamos de linhas e do exterior, o carro continua relativamente idêntico. Dá para ver que é um A-Classe, mas definitivamente que não é o mesmo.
Podemos contar com um look renovado e mais desportivo. Conta com as linhas dos novos modelos da Mercedes, nomeadamente do CLS. Os faróis foram renovados sendo agora mais “magros” e agressivos, tal como os traseiros. Ainda não me habituei ao look mas, é mais interessante que o antigo.
Mas a verdadeira diferença não é essa!
O carro impressionou toda a gente com a tecnologia. Para o carro que, em teoria, seria o mais barato da Mercedes, está muito bem equipado!
Podemos contar com um ecrã touch-screen que ocupa quase todo o dashboard, mais ou menos como o E-Class corrente. Podemos também controlar os menus pelo volante de uma maneira relativamente simples e livre de complicações. Uma coisa que não me agradou no interior foi os botões que colocaram na consola.
E o melhor? 64 Luzes de ambiente interiores, melhor parte do carro, facilmente.
O carro vem com muitas opções tecnológicas. Uma delas, é uma câmara com realidade virtual aumentada, que permite que apareçam no ecrã, vários gráficos a dizer onde ir, nomes de ruas, etc (por cima da imagem da câmara). Tem também assistência de mudança de faixa, em que se ativar os indicadores, o carro, após detetar que está seguro, muda de faixa sozinho! Ele também é capaz de o manter na faixa, mas se retirar as mãos do volante durante demasiado tempo, ele começa-se a queixar, e caso não o agarre, o carro efetua uma paragem de emergência!
Motores e especificações
Ainda só temos 3 opções quando falamos dos motores, nomeadamente um diesel, um 1.5 com 136cv e 260nm de binário e dois motores a gasolina um 1.3 com 163cv e 250nm e por último um 2.0 com cerca de 225cv e 350nm (A 180d/200/250 respetivamente). Infelizmente não sabemos nada quanto a uma caixa manual, sendo que todas estas versões vêm com uma caixa automática de 7 velocidades.
Já ouvimos que, possivelmente, para o ano que vem iremos ter uma versão elétrica e uma versão plug-in que poderá ser a Diesel!
Também não sabemos nada em concreto acerca de uma versão AMG, o A45, que na última geração tinha uns respeitáveis 375cv. No entanto já ouvimos falar de 420cv para o novo, quem sabe?
Prático?
O carro tem bastante espaço para a cabeça e para os joelhos, tanto à frente como atrás. Mas continua a não ser muito bom para levar 3 pessoas nos bancos traseiros, pelo menos em viagens grandes.
Em termos de bagageira, podemos contar com 370 litros, sendo assim um pouco maior que a do modelo anterior.
Por fim, o novo A-Classe promete com um preço base de 32.450€ na versão a Diesel. Por mais 2.650€ ganha a “Edition 1″ que dá mais uns toques à versão AMG do carro. Agora é só esperarmos e ver como é que a concorrência vai reagir! O Carro já está disponível para encomenda em Portugal!
Ler Também!
Mercedes Recusa-se a Desistir dos motores a Diesel!