A Apple foi a grande culpada pela grandiosa moda da ‘notch’ em 2017 e 2018, após o lançamento do super popular iPhone X. No entanto, depois de uma grande onda de copianço por várias fabricantes do mundo Android, parece que a tendência neste momento é a perseguição ao ‘ecrã infinito’! Ou seja, todas as grandes fabricantes querem chegar aos 100% de rácio ecrã/frente do smartphone.Â
É por isso que hoje em dia temos pequenos orifÃcios para as câmeras no ecrã (Note 10, Galaxy S20), ou temos sistemas motorizados para esconder a câmera frontal dentro do corpo do próprio smartphones (OnePlus 7 Pro, Xiaomi Mi 9T). Contudo, enquanto tudo isto acontece, a Apple parece estar a curtir a sua, continuando a apostar no mesmo exato design do iPhone X. Ou seja, enquanto algumas fabricantes tentam ‘matar’ a Notch, esta continua bem viva no mundo da gigante da Maçã. Mas porquê?
O mundo dos smartphones quer matar a ‘notch’! Menos a Apple…
Existem várias razões para a ‘notch’ do iPhone 11 Pro ser exatamente a mesma do XS e X. Primeiramente, a Apple mete sempre a segurança em primeiro lugar. Ou seja, de forma bem resumida, a ‘notch’ não está lá porque a empresa acha o design bonito, está lá para dar vida ao Face ID, apenas e só isso.
E claro, em segundo lugar, a Apple adora repetir o design 2, 3 ou 4x, para poupar dinheiro no R&D e produção dos aparelhos. Mas voltando ao assunto…
Afinal de contas, goste ou não da ‘notch’ e do Face ID, este é o sistema mais seguro de autenticação no mundo dos smartphones. A quantidade de tecnologia posta naquela ‘monocelha’ é realmente espectacular, e sem rival. Além disso, ao contrário daquilo que as fabricantes Android fizeram quando copiaram este design, a Interface de Utilizador do iOS está pensada para a ‘notch’, não sendo um grande problema para quem usa um iPhone no dia a dia.
Em suma, a Apple fez as coisas de maneira a que a ‘notch’ passe ao lado do utilizador, da mesma maneira que o nosso nariz também é ignorado pelo nosso cérebro.
Mas não existem outros telemóveis com reconhecimento facial no mercado? Sim, mas não existe comparação possÃvel!
Aparelhos como o OnePlus 7 Pro parecem super futuristas com o seu reconhecimento facial super rápido e câmera pop-up. Mas a verdade, é que estes smartphones irão desbloquear com uma simples foto sua… E isso não é muito seguro pois não?Â
Sim, a Huawei tem dois smartphones no mercado com um sistema de reconhecimento facial no mercado, o Mate 20 Pro e Mate 30 Pro. Dois aparelhos que tenho em mãos, e que oferecem uma excelente solução para o problema. Ainda assim, é inegável que a Apple é a rainha do Face ID.
No entanto, se por acaso odeia a ‘notch’ do iPhone, mas gosta do smartphone em si, e tudo aquilo que este oferece. Pode esboçar um sorriso, é que apesar desta não ir desaparecer assim tão cedo, é esperado que o espaço ocupado por todo o sistema seja menor nos iPhone de 2020. Um pouco à imagem daquilo que a Huawei fez na passagem do Mate 20 Pro para o Mate 30 Pro em 2019.
O mundo dos smartphones quer matar a ‘notch’! Menos a Apple… – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!