(Opinião) Infelizmente, é tudo igual no mundo Android

Como deve saber, a Nothing, uma perfeita desconhecida na parte do desenvolvimento e comercialização de smartphones, tem conseguido puxar muitos dos holofotes para si, e para aquele que vai ser o seu primeiro grande lançamento neste mundo… O smartphone Phone (1).

Uma fabricante, que muito recentemente, decidiu revelar o design do seu primeiro smartphone, antes do tempo, tudo de forma a tentar manter as notícias sobre o seu lançamento bem vivas dentro do ecossistema de smartphones Android.

Algo inteligente, e absolutamente necessário, neste mercado extremamente saturado, e cheio de alternativas, vindas das mais variadas fabricantes.

No entanto, ao mesmo tempo, toda este esforço acaba por meter o dedo na ferida, naquilo que é um dos grandes problemas do mundo Android… Todos os smartphones são iguais! Tanto no exterior, como no interior.

Sim, a Nothing está a fazer um esforço extra para apresentar algo um pouco diferente, e por isso apelativo, e na verdade, os utilizadores até parecem estar a gostar da filosofia de design.

Mas, verdade seja dita, todo o esforço apenas resultou numa traseira com LEDs, que muito provavelmente vai acabar escondida por uma capa de proteção.

Ou seja, de forma um pouco infeliz, o mundo Android, apesar das muitas fabricantes diferentes presentes dentro do mesmo ecossistema, está cada vez mais a convergir para um único smartphone, especialmente no campo das especificações técnicas, mas também no campo do design.

Afinal de contas, apesar de todo o esforço da Nothing… Será que o smartphone é assim tão diferente e inovador? Spoiler alert? Não!

Nothing Phone (1) mostra o maior problema do mundo Android

Portanto, é inegável que o mundo dos smartphones tem evoluído de uma forma incrível. Afinal, nos dias que correm, utilizamos o smartphone para tudo, ou quase tudo! Seja para ver séries ou filmes, para tirar fotografias, para trabalhar, para nos mantermos conectados com amigos e família, ou até para controlar o nosso próprio sistema financeiro.

No entanto, é também inegável, que salvo raras exceções, nomeadamente no campo dos aparelhos dobráveis, todos os smartphones são exatamente iguais ao vizinho do lado… Especialmente nas gamas mais altas.

Aliás, temos um perfeito exemplo disto mesmo, no recente lançamento da Vivo, na forma do X80 Pro.

Vivo X80 Pro

Um smartphone, na nossa opinião, absolutamente incrível, e digno do nome ‘Topo de Gama’. Mas… Verdade seja dita, no fim do dia, é apenas mais um aparelho Google Android baseado no mesmo exato processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, que já dá vida a tantos outros smartphones, como é o exemplo do Xiaomi 12 Pro, do Oppo Find X5 Pro, ou até do RedMagic 7 Pro.

Aliás, além do processador, as restantes especificações também são extremamente parecidas! Visto que temos a mesma memória RAM LPDDR5, os mesmos chips de armazenamento UFS 3.1, e claro, o mesmo exato ecrã AMOLED que equipa todos os rivais, etc… Ou seja, a grande diferença está na câmera, e no design traseiro.

Para ser ainda mais ‘ácido’, passo a propor que meta os três aparelhos topo de gama em cima referidos, todos com o ecrã para cima, em cima de uma mesa. Boa sorta a saber quem é quem!

O Nothing Phone (1) é mais do mesmo?

Mais ou menos. Vai ter uma traseira um pouco diferente, mas vai contar com o mesmo exato ecrã OLED que já encontra em tantos outros aparelhos, vai muito provavelmente encontrar um SoC Qualcomm que também já encontra em tantos outros aparelhos, e apesar da sua ‘Skin’, o sistemas operativo também vai ser exatamente o mesmo que já encontra em tantos outros aparelhos dentro do ecossistema Android 12.

Então… Será que a Nothing vai ter sucesso? 

Espero que sim. Apesar de não ser uma revolução, é um lançamento que pode mudar muita coisa dentro do ecossistema. Se as fabricantes perceberem que os consumidores querem algo diferente, pode ter a certeza que as coisas vão mudar.

Afinal, mesmo que a diferença seja pouca, é cada vez mais óbvio que mercado está cheio de fome de produtos realmente inovadores, e diferentes de tudo o resto.

Entretanto, também ajuda saber que a marca está a tentar lançar produtos amigos da carteira, e claro, que está a tentar criar um ecossistema próprio. Tudo com a liderança de Carl Pei, um dos grandes responsáveis pelo sucesso da OnePlus, num passado ainda muito recente.

Mas isto não significa que não sejam necessárias fazer algumas mudanças no mundo Android. É preciso encontrar produtos diferentes uns dos outros nas prateleiras! Como resolver este problema? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também