A instalação das aplicações Microsoft 365 em dispositivos Windows em breve incluirá a instalação automática do Microsoft Defender. Atenção não confundir com o Windows Defender já que esta é uma aplicação de segurança autónoma. Lembro que atualmente, a Microsoft mantém dois produtos Microsoft Defender para Windows. Temos o Windows Microsoft Defender Antivírus e a app Microsoft Defender, que está disponível para assinantes do Microsoft 365. Até agora a instalação era opcional, mas isso vai acabar.
Não quer? Leva com ele à mesma!
De facto, muitas pessoas que utilizam o Microsoft 365 não sabem disto mas têm direito à instalação do Microsoft Defender que pode ser feita na Microsoft Store. É uma das regalias. Agora, em breve, quem não sabia vai mesmo ficar a saber porque tudo passa a ser obrigatório.
As diferenças entre o Microsoft Defender e o Microsoft Defender Antivírus
As três principais características do Microsoft Defender que está disponível para assinantes do Microsoft 365 o facto de adicionar um painel central para os dispositivos do utilizador, ferramentas de segurança para membros da família e a verificação de roubos de identidade. No entanto, para já, esta última opção é fornecida pela Experian e só está disponível para assinantes nos Estados Unidos. Entretanto lembro que esta app também está disponível para sistemas Android, iOS e Mac.
Entretanto em termos práticos o painel central pode ser usado para gerir dispositivos com esta app instalada, incluindo dispositivos da família.
Instalação automática do Microsoft Defender
A Microsoft já está a enviar e-mails para assinantes de contas pessoais e familiares do Microsoft 365. É através delas que sabemos da instalação automática da aplicação Microsoft Defender quando as apps Microsoft 365 são instalados.
Entretanto de acordo com o email da Microsoft, a instalação automática afeta apenas dispositivos Windows com Windows 10 e 11.
Será esta uma boa ideia?
A instalação automática de aplicações nos dispositivos é sempre problemática, especialmente se os utilizadores não tiverem uma palavra a dizer sobre o assunto. É que o Microsoft Defender em breve chega a milhões de dispositivos Windows 10 e 11 graças à instalação automática. Acaba por pesar mais e como se isto não bastasse os assinantes do Microsoft 365 que moram fora dos Estados Unidos ou utilizam apenas um único dispositivo não ganham nada com esta instalação.