O Coronavírus trouxe dificuldades acrescidas para várias indústrias, muitas delas ainda não sabem como é que vão ultrapassar esta fase… Mas se há indústria que está a crescer com a situação, é mesmo o mundo dos PCs! Ao fim ao cabo, este mercado cresceu significativamente no segundo trimestre de 2020, isto depois de uma queda igualmente significativa no primeiro trimestre.
O mercado de PCs está melhor do que nunca! (Graças ao COVID)
Portanto, como noticiámos no início do ano, as dificuldades de produção da Intel em conjunto com o fecho de várias fábricas na China devido ao COVID-19, levou a uma queda abruta nas vendas no primeiro trimestre do ano. (Remessas baixaram entre 8 e 12%, sendo este o pior trimestre desde 2013)
No entanto, assim que o COVID chegou ao Ocidente, e a grande maioria da força trabalhadora foi enviada para casa para teletrabalho, e os estudantes foram para casa para a tele-escola… Tivemos imediatamente uma autêntica explosão no mercado de computadores! Ao fim ao cabo, estamos a falar de uma subida de 11.2%, ou seja, 72.3 milhões de unidades enviadas para as lojas. Entretanto, foi também avançado que o mercado de portáteis cresceu 24% no segundo trimestre do ano.
Quem reina o mundo dos PCs?
Não sabemos bem, visto que a IDC e Canalys apontam para a HP, enquanto a Gartner aponta para a Lenovo. Ainda assim, as três firmas de estudo de mercado chegaram à conclusão que a HP foi quem teve o maior crescimento do mercado (~17%).
Será uma tendência capaz de continuar no que resta do ano de 2020?
Tudo o que sobe também cai. E na verdade, com uma nuvem negra em cima das nossas cabeças (crise pós-covid), é difícil saber se esta tendência de crescimento tem força para continuar ou não.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!