O melhor Windows 11 só pesa 2GB e não tem lixo

A Microsoft tem apostado forte e feio no desenvolvimento do seu Sistema Operativo Windows, ao adicionar muitas novas, e quase sempre boas funcionalidades. Mas, com o acréscimo de coisas boas novas, também temos a inclusão de muito “lixo”, especialmente na parte da monitorização daquilo que o utilizador está a fazer, e envio de publicidade não solicitada.

Por isso, uma equipa fora do ecossistema da Microsoft decidiu criar uma versão mais simples, mais leve, e quase completamente livre de todo o lixo que a gigante Norte-Americana andou a meter no Windows 11 ao longo dos últimos anos.

Tem o nome de Tiny11, a instalação tem 3.3GB de tamanho, e no PC fica apenas com 2GB. Acha interessante para o seu PC, e para o seu dia-a-dia?

O melhor Windows 11 só pesa 2GB e não tem lixo

aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

Portanto, o Tiny11 é um pacote especial do Windows 11, que retira todo o Bloatware para criar um ficheiro de instalação de apenas 3.3GB, aliás, na sua mais recente versão, esse valor já está nos 3.25GB.

Números impressionantes, quando temos em consideração que uma instalação normal ultrapassa os 20GB. (Agora pense em todo o ‘lixo’ (Bloatware) presente no Windows 11!)

O que faz a remoção do lixo (Bloat) na realidade?

Pois bem, além de o Windows ocupar muito menos espaço no seu HDD ou SSD, o próprio sistema operativo fica mais leve, mais eficiente, e consome menos recursos computacionais. Pode parecer um exagero, mas sem funcionalidades inuteis, o Windows 11 vai usar menos memória RAM e vai usar menos ciclos do CPU. Isto também significa um acréscimo na bateria se estivermos a falar de um portátil.

No fundo, o Windows 11 ‘Tiny11’ acaba por ser a melhor alternativa para quem tem um PC mais antigo, ou mais fraco.

Entretanto, lá por ser uma versão “modificada” não quer dizer que deixe de ser oficial aos olhos da Microsoft, ou seja, é um Windows Genuíno. Porém, não vai ter suporte direto da Microsoft, e atualizações é sempre uma boa ideia atualizar o Tiny11 à mão, para continuar a usufruir de uma experiência “bloatfree”.

Saiba mais aqui. (O Tiny11 tem de ser feito através de uma imagem no Windows. Pode aprender como nesse link).

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também