Ainda se lembra de todo o ‘Hype’ à volta de Ratchet and Clank: Rift Apart, com o estúdio e Sony a afirmarem que seria um jogo impossível de correr num PC convencional, ou numa consola da antiga geração, devido ao facto de ser necessário um SSD super rápido para garantir uma jogabilidade rápida e fluída. Pois bem, este jogo vai agora chegar ao PC, e ao que tudo indica, é possível instalar numa máquina sem SSD.
O jogo que precisava de SSD não precisa de SSD para nada
Portanto, na realidade, a equipa responsável pelo ‘port’ recomenda o uso de um SSD. Mas, graças à tecnologia DirectStorage 1.2, esta não é uma obrigação para correr o jogo em condições perfeitamente jogáveis. Ou seja, tecnicamente, o jogo que precisava de um SSD como de pão para a boca, é perfeitamente jogável a partir de um velho HDD.
Qual é a magia do DirectStorage 1.2?
Pois bem, esta tecnologia permite a descompressão de dados diretamente na placa gráfica. Além disso, na versão 1.2, começou a ser possível fazer buffering de dados para ajudar até as drives mais lentas. Isto abriu portas ao suporte da tecnologia até no mais banal HDD. Visto que a grande maioria da carga pesada é levantada pela placa gráfica, e não pela drive de armazenamento onde o jogo está instalado.
Curiosamente, este é o primeiro jogo a fazer uso da tecnologia no mundo do PC Gaming. Aliás, Ratchet and Clank: Rift Apart leva a tecnologia ao limite, ao ser capaz de adaptar o fluxo de dados, aos componentes da máquina em que está a ser executado.
Dito isto, além da magia do DirectStorage, a realidade é que as afirmações do estúdio e da Sony foram mais ou menos que provadas erradas logo após o lançamento do jogo, quando alguns entusiastas instalaram o jogo em drives muitos mais lentas que o recomendado, e este correu perfeitamente na consola.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!