O mundo dos smartphones evolui de uma forma incrÃvel, ano após ano, isto é absolutamente inegável. Afinal, apesar das muitas crÃticas relativamente à falta de inovação, basta olhar 10 anos para trás, e ver como eram os smartphones na altura.
No entanto, apesar da quantidade de memória RAM, do número de núcleos de processamento, ou da resolução do ecrã, que em alguns modelos já chega aos 4K, existe algo, em todos os telemóveis, que já existe há mais de duas décadas.
Estamos a falar do cartão SIM! Sim, o pequeno cartão está bem mais pequeno, visto que originalmente, tinha o mesmo exato tamanho de um cartão multibanco. Mas isto levanta uma questão… Afinal, nos dias que correm, não é um bocado contrassenso ter um cartão num smartphone, apenas para ficamos ligados à nossa operadora? Especialmente quando a tecnologia eSIM já existe?
Pois bem, em 2007, Steve Jobs já achava o uso do cartão SIM algo sem sentido, e por isso, os planos do primeiro iPhone já incluÃam a remoção da tecnologia.
O iPhone Original devia ter chegado sem cartão SIM
Portanto, segundo o que sabemos, em 2023, ou 2024, a Apple vai começar a vender o iPhone apenas e só com suporte à tecnologia eSIM, aproveitando o espaço do leitor de cartões para outras coisas mais importantes, nesta corrida à miniaturização, e ao aumento de desempenho em todas as vertentes de um smartphone.
Sim, leu bem, em 2023 ou 2024 (não é esperado que isto aconteça com o iPhone 14)! Algo que Steve Jobs já queria fazer em 2007.
Sim, foi há mais de 15 anos atrás, que os engenheiros da Apple tiveram a árdua missão de convencer Steve Jobs, de que a tecnologia eSIM ainda não estava madura o suficiente para implementação num smartphone, que por sua vez, seria vendido em massa, a uma escala global.
É incrÃvel, a forma de pensar de Steve, não é verdade? Mas os engenheiros tinham razão. É que mesmo nesta altura do campeonato, lançar um iPhone, ou qualquer outro smartphone, sem um cartão SIM, não depende apenas da fabricantes. As operadoras também têm de suportar o eSIM, caso contrário, nada feito.
Entretanto, em Portugal, algumas operadoras já oferecem o serviço eSIM, por enquanto, apenas para smartwatches e outros aparelhos sem fios. Por isso, quando o salto existir, vamos estar muito provavelmente prontos para ele.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!