O Gasóleo tem estado mais caro que a Gasolina. Porquê?

Isto é agora um pouco menos verdade, visto que a diferença de preço entre os dois combustíveis de referência está novamente a encurtar, mas, continua a ser estranho para muitos dos condutores Portugueses, ver a Gasolina mais barata que o Gasóleo.

Afinal de contas, durante uma série de anos, não foi isso o “padrão”. Vamos tentar perceber o que mudou?

O Gasóleo tem estado mais caro que a Gasolina. Sabe porquê?

combustíveis, gasóleo, gasolina

Portanto, isto é um tema interessante, porque a grande maioria do nosso parque automóvel, em Portugal, consiste em carros a Diesel. Porquê? Bem, um litro de Gasóleo tem mais energia que um litro de Gasolina (daí oferecer melhores médias), e na verdade, devido à forma como um motor a diesel é construído, e queima combustível, é também um tipo de motorização mais robusta, e por isso, mais pronta a fazer muitos quilómetros no dia-a-dia.

Mas… Temos de ser honestos, os Portugueses não andaram a comprar carros a Gasóleo, em massa, porque o combustível tinha mais energia, ou o motor era mais durável.

Andaram a comprar carros a diesel, porque o Gasóleo era significativamente mais barato que a gasolina, o que em conjunto com as melhores médias, significava uma poupança palpável ao fim de um mês de viagens, fossem estas para o trabalho, ou de puro lazer. Mas, isso já não acontece! O que é um choque para muito boa gente. O que se passa no mundo dos combustíveis?

É muito simples, o Gasóleo foi mais barato, durante tantos anos, porque o Estado Português taxava mais a Gasolina. Favorecendo assim o consumo de gasóleo.

Curiosamente, na realidade, os impostos em cima do Gasóleo continuam a ser mais baixos, comparativamente à Gasolina, especialmente agora que o ISP subiu de forma significativa no lado da Gasolina. Mas… O mercado já não permite manter os preços de outrora, o que significa um problema grave para os condutores.

O mercado dita um gasóleo mais caro. Mas porquê? Ambos são feitos a partir da mesma matéria prima, ou seja, o petróleo. Sim, mas um barril de petróleo não resulta na mesma quantidade de Gasolina e de Gasóleo,

Em suma, tudo está a depender da refinação. Infelizmente, com o rebentar da guerra, e também como consequência da pandemia, muitas das refinarias estão com problemas em arranjar matérias primas. Onde está o maior impacto? No gasóleo claro está.

Além disto, para ter uma ideia, a partir de um barril de Petróleo, as refinarias produzem cerca de 75 litros de Gasolina, enquanto apenas são capazes de produzir cerca de 45 litros de gasóleo. É uma diferença significativa de volume produzido.

É algo que não só está a meter o gasóleo mais caro, como também pode acabar por ter um profundo impacto nos preços de todos os combustíveis num futuro próximo. Não nos podemos esquecer que o Inverno está a chegar, vamos ter mais sanções impostas à Rússia, e o cartel OPEP já está a cortar a produção de petróleo para os mercados Internacionais. Além de tudo isto, o Gasóleo sai primeiramente para a indústria, e apenas depois para os consumidores.

Dificuldades à vista?

Ao fim ao cabo, não nos podemos esquecer que além de mais caro no ato da compra, um carro a gasóleo também tem um custo de manutenção um pouco mais alto. Além de tudo isto, com o aumento do combustível, o valor deste tipo de automóvel também começou a cair no mundo dos usados. Ou seja, toda esta “brincadeira” resultou numa desvalorização do parque automóvel a gasóleo, face aos veículos a gasolina, ou híbridos.

Historicamente o preço do gasóleo em Portugal é, há muitos anos, mais baixo do que o preço da gasolina porque o Estado taxa de forma superior a gasolina, favorecendo o consumo de gasóleo, necessário para a indústria, transportes e comércio. É bom de recordar que em Portugal todos os transportes rodoviários e alguns ferroviários públicos utilizam gasóleo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também