A Epic Games tem neste momento uma autêntica mina de ouro nas suas mãos, chamada Fortnite! Mas parece que a mina pode ser frequentada por mais pessoas, nomeadamente criminosos que estão a aproveitar o sucesso do jogo, para comprar items e V-Bucks com cartões roubados, para posteriormente os vender aos jogadores.
De acordo com uma reportagem do ‘The Independent’, criminosos estão a ‘lavar’ dinheiro através do jogo mais popular do Mundo! Utilizando uma técnica denominada de “Carding”, baseada na compra de itens do jogo, ou compra de dinheiro próprio do jogo, com o intuito de revender tudo isto (com desconto) nas redes sociais ou sites de leilões.
A firma de cybersegurança ‘Sixgill’, diz ainda que existe mesmo um mercado negro com descontos para o Fortnite!
Um esquema que acaba por ter imenso sucesso, devido ao facto da maioria dos jogadores serem crianças ou adolescentes, com menos dinheiro para gastar. Por isso, é extremamente apelativo, a hipotese de compra dos mesmos itens, com descontos avultados.
O facto de Fortnite lidar com centenas de milhões de Euros todos os meses, faz com que seja um alvo bastante apetecível para lavagem de dinheiro!
Algo que acaba por pesar um pouco na consciência da Epic, visto que não existe qualquer monitorização de transações ou proibições de venda fora do jogo.
Os jogadores de Fortnite, incluindo criminosos, conseguiram mover cerca de 3 mil milhões de dólares apenas em 2018!
Quanto deste valor é ilícito? É impossível saber, mas a Sixgill monitorizou o site de leilões eBay durante 60 dias, e descobriu pelo menos 250.000 dólares em contas ou equipamento vendido.
Infelizmente, não existe qualquer maneira de saber, se o indivíduo está a vender com desconto porque quer. Não sabe o que está a fazer, ou se está simplesmente a lavar dinheiro! Especialmente quando o modo de pagamento é via Bitcoin, o que torna as transações muito difíceis de serem investigadas.
A Epic ainda não fez qualquer comentário quanto a este assunto.