A Toyota tomou a decisão de reviver uma verdadeira lenda do asfalto com a reintrodução do famoso Toyota Supra na sua nova geração. Um carro que apesar da sua modesta potência que rondava os 300cv, deixou muitos desportivos mais potentes a “chorar pelo dinheiro” mesmo quando o assunto era a aceleração em arrancada.
Afinal de contas, chegou com o motor 3.0L BMW de seis cilindros em linha e mais tarde, a Toyota garantiu ao Supra uma variante de entrada mais leve com o motor de quatro cilindros.
Um fato curioso é que a variante de entrada de quatro cilindros foi bem reconhecida pelos entusiastas. Algo que aconteceu devido à redução de peso adjacente ao motor mais pequeno e a forma como o carro comporta em pista quando levado ao limite.
Então e o sucessor? Toyota Supra chegou mesmo o fim da linha?
A resposta é ainda não. No entanto, apesar da variante mais potente ainda estar na mesa, a verdade é que a variante de entrada com o motor de quatro cilindros chegou ao fim.
As novas informações surgiram apos rumores, agora confirmados, que não vai existir a atualização do modelo de quatro cilindros. Afinal, as novas noticias são provenientes de um porta-voz da Toyota que confirmou tudo isto:
“Sim, o quatro cilindro não vai mais permanecer na linha”
Então, mas o que é que aconteceu?
Pois bem, se existe algo que mexe imenso nos planos das fabricantes automóveis é o numero de vendas e o lucro adjacente a isto. Assim, com um numero de vendas de “apenas” 2.652 unidades do Toyota Supra vendidos isto acaba por fazer sentido.
Isto porque atenção, as mais de duas mil unidades incluem a versão de quatro e seis cilindros. Contudo, com a decisão de não atualizar a variante de entrada, tudo indica que está versão é a menos procurada.
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O que vamos perder no mercado?
Saiba que o Supra 2.0 em 2024 chegou ao mercado com o uma potência de 255 cv e 400 nm de torque. Com a capacidade de uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 5 segundos, não quebra recordes, mas não o podemos considerar lento.
Assim sendo, desta forma ficamos apenas com a escolha para 2025 do Toyota Supra 3.0 de seis cilindros turbo. Com uma potência total de 382 cv e 498 nm de torque e a possibilidade entre caixa de velocidades manual ou automática.
A aceleração do 3.0 dos 0-100 km/h é feita em 3.9 segundos com a caixa manual e nuns impressionantes 3.9 segundos com a caixa automática.
Em suma, o leque de ofertas de carros com motor a combustão está cada vez mais curto, com as empresas a focar no que dá lucro e na eletrificação. Mas será que isto é mesmo o futuro?
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