Conhece a tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) que tanto sucesso tem feito no mundo das placas gráficas NVIDIA? Pois bem, a AMD revelou ontem a sua alternativa à ferramenta (FSR – FidelityFX Super Resolution)! Que pelos vistos, também é capaz de melhorar a performance das placas gráficas da empresa rival.
O DLSS da AMD até dá boost à performance das placas NVIDIA!
Portanto, para demonstrar o poderio da tecnologia, a AMD aproveitou a Computex 2021 para mostrar Godfall numa GTX 1060 a 2560 x 1440 (1440p). Isto, nas definições gráficas Epic, onde a velha placa gráfica da NVIDIA é capaz de chegar ‘sozinha’, aos 27 FPS. Pois bem, com o novo FSR, a rival da NVIDIA foi capaz de oferecer um aumento de performance de 41% à velha GTX 1060! Com a placa a chegar a uns muito interessantes 38 FPS.
Porquê testar uma GTX 1060?
Caso não saiba, esta é a placa gráfica mais utilizada no Steam, sendo um componente que foi originalmente lançado em 2016. Por isso, provar que o FSR – FidelityFX Super Resolution é capaz de oferecer um boost de performance até a hardware com 5 anos, é exatamente o ponto que a AMD quer provar.
Entretanto, é também importante salientar que esta tecnologia vai chegar às consolas de nova geração, ou seja, à PS5, Xbox Series X e Xbox Series S. Aliás, ao que tudo indica, a tecnologia vai funcionar em placas AMD, placas NVIDIA e CPUs AMD Ryzen também.
Isto acaba por levantar uma questão… Se o AMD FidelityFX Super Resolution é aberto a todos, porque razão irão os utilizadores optar pelo DLSS da NVIDIA, que apenas pode ser utilizado nas placas gráficas mais recentes da marca? Temos aqui uma pequena guerra muito interessante, que vai dar que falar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!