O ChatGPT não é o fim da Google. Não se iluda!

Nas últimas semanas, a Internet tem estado num profundo reboliço graças ao lançamento e popularização de várias plataformas de IA, onde temos de salientar o ChatGPT, um chatbot extremamente inteligente, que se diferencia pela sua capacidade de responder a tudo, ou quase tudo, ao mesmo tempo que é também capaz de ter uma forma de conversação muito parecida à de um humano ‘normal’.

Um lançamento incrível, cheio de sucesso, que claro está, também parece estar a mudar a forma como as pessoas olham para este tipo de serviço. Aliás, até deu espaço a vários profetas da desgraças, que vieram a público afirmar que a Google tem os seus anos de domínio contados. Mas… Vamos ser honestos… Acredita mesmo nisso?

O ChatGPT não é o fim da Google. Não se iluda!

Google

Portanto, como deve saber, a Google é conhecida pela pesquisa, visto que mais de 90% de todas as pesquisas, por ano, são feitas no seu motor de busca. Porém, isto é simplificar (muito) a coisa. É que de certa forma, o nome Google confunde-se com a própria pesquisa. Quantas vezes já ouviu “Não sabes? Vai ao Google!”

Além disto, apesar dos muitos investimentos da Microsoft no seu motor de busca Bing, agora com tecnologia da OpenAI (responsável pelo ChatGPT), a verdade é que a Google não está a dormir, e tem feito vários investimentos em tecnologias similares ao longo dos anos. Aliás, o sucesso da OpenAI e do ChatGPT, em muito se deve ao trabalho da Google! Afinal de contas, a base da plataforma é uma tecnologia que a gigante da pesquisa lançou há alguns anos atrás.

Sim, é absolutamente verdade que a Google está a ser apanhada de surpresa, tal é o potencial, e inovação, que o ChatGPT está a trazer para cima da mesa.

Mas, acredita verdadeiramente que a Google está com medo, quando domina mais de 90% do mercado de pesquisas, tem o sistema operativo mais popular do mundo mobile, tem o navegador mais utilizado do planeta, tem recursos virtualmente ilimitados, e alguns das melhores cabeças do mundo da tecnologia, tudo isto à sua disposição?

A Google pode tremer, e ainda bem. É preciso inovação! É preciso concorrência! Mas, como deve imaginar, a gigante não vai cair assim. Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? O que vai realmente mudar? Consegue imaginar um mundo em que faz uma pergunta “normal” a um motor de busca, em vez de ir à procura de “palavras-chave”, e este responde de forma super rápida e fidedigna?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também