Como deve saber, o cabo USB-C foi criado para ser o cabo que pode e deve mandar em todo o mercado. Ao ser capaz de passar dados, imagem, som, ou até energia. No entanto, como já estamos fartos de dizer, os cabos USB-C não são todos iguais, sendo esta uma das grandes desvantagens do padrão USB-C… É preciso ter muito cuidado com aquilo que se está a comprar!
Especialmente agora, que existe uma nova versão a chegar ao mercado.
O cabo USB-C voltou a evoluir. São números incríveis!
Portanto, está na hora de dar as boas vindas ao padrão USB4 2.0, ou seja, cabos com o dobro da velocidade do USB 4.0, e capacidade de oferecerem até 240W de capacidade de entrega de energia.
Sim, leu bem, velocidades de transferência até 80 Gbps, e velocidades de carregamento até 240W. Estes cabos estão em processo de certificação, e devem estar prestes a chegar às prateleiras. (É esperado que as primeiras unidades cheguem em Dezembro às lojas).
Além de tudo isto, temos ainda de olhar para o suporte a passthrough DisplayPort, onde estes cabos vão conseguir oferecer 8K a 60Hz.
Ter um cabo “topo de gama” não chega.
É preciso ter hardware com capacidade de aproveitar este novo padrão. Hardware que ainda não existe nas prateleiras. Nem sabemos quando irá existir. Por isso, espere!
Mas, se precisar de um cabo USB-C novo, tenha muito cuidado com aquilo que compra. Afinal, é preciso ter muita atenção ao padrão que o cabo suporta, para não pagar gato por lebre.
- Nota: os cabos USB-C têm identificação pela sua velocidade e capacidade de carregamento (exemplo: 80Gbps e 240W). Isto em vez do número do seu padrão (exemplo: USB 4.0). Tenha isso em conta no ato da compra.
Antes de mais nada, mais uma vez… Nem todos os cabos USB-C são iguais! Opte por cabos de qualidade, com suporte a padrões avançados. Isto de forma a estar pronto para o futuro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!