Historicamente, uma das grandes vantagens na utilização do SO da Google, sempre foi o facto de termos mais liberdade. Ou seja, é possível sair um pouco fora da caixa, ao instalar aquilo que queremos, de onde bem entendermos.
Aliás, temos vários exemplos oficiais desta brincadeira, como a plataforma de apps da Amazon, da Samsung (Galaxy Store) e claro, a cada vez mais apetrechada e completa App Gallery da Huawei.
No entanto, estas plataformas de aquisição de apps nunca foram muito bem aceites, muito provavelmente porque a Google meteu sempre a sua Play Store à frente de tudo e de todos. Algo que aparentemente irá mudar num futuro próximo, nomeadamente no lançamento do Android 12! Altura em que a gigante da pesquisa irá dar mais espaço para a sobrevivência destas ‘lojas’.
O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps
Portanto, recentemente, a Google anunciou que irá forçar o uso do ‘Google Play Billing’ em todas as compras dentro das aplicações a partir de setembro de 2021. Além disso, vai também existir um esforço para permitir o uso e abuso de plataformas como a Epic Games Store, uma plataforma que ao que tudo indica, irá fazer um autêntico all-in no mundo do gaming mobile.
Em suma, a Google oferece vários tipos de serviços no uso da Play Store, pedindo 30% de todo o dinheiro que passa pelas transações. No entanto, também afirma que os devs têm toda a liberdade do mundo de utilizarem outras plataformas de aquisição de apps que achem mais justas. O exato oposto da Apple, que proibe o uso de plataformas de fora no seu iOS. Ora leia:
“Em resposta ao feedback dos utilizadores, vamos fazer algumas mudanças no Android 12 (lançamento do próximo ano), de forma a tornar o uso de app stores de fora ainda mais fácil. Isto ao mesmo tempo que iremos ter cuidado de forma a não permitir que a segurança do SO seja comprometida. Estamos a trabalhar neste projeto neste exato momento, e iremos partilhar mais informações assim que possível.”
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!