As NVIDIA GeForce RTX 40 baseadas na arquitetura de nova geração Ada Lovelace devem ser capazes de oferecer o mesmo aumento de performance que vimos na passagem das GTX 900 (Maxwell) para as as GTX 1000 (Pascal)! Ou seja, um aumento de performance massivo!
NVIDIA vai trazer um aumento de performance brutal! Mas só em 2023
Portanto, ainda se lembra das GTX 10? Estamos a falar de uma gama de placas que conta com que ainda hoje em dia metem respeito, como a GTX 1080 ou a GTX 1080 Ti. Pois bem, na altura do lançamento destas placas, a indústria ficou boquiaberta com o aumento de performance, eficiência, e valor no geral entre gerações.
Um aumento de performance que infelizmente nunca mais se repetiu, nem com as placas Ampere (RTX 30), que apesar de escassas devido à crise de produção, foram capazes de aumentar bastante a performance relativamente às RTX 20 e RTX 20 Super (Turing). Mas calma! Parece que está na altura de repetir a brincadeira.
As novas placas gráficas da NVIDIA vão consumir mais energia elétrica! Mas isto não significa que sejam menos eficientes. Muito pelo contrário, a NVIDIA vai apostar tudo na performance.
Em suma, como a NVIDIA tem agora a AMD pronta a fazer das suas, é quase obrigatório não tirar o pé do acelerador. Por isso, a gigante das placas gráficas GeForce vai apostar tudo o que tem no processo de produção de 5nm da TSMC, para criar placas super rápidas, capazes de pegar em todas as melhorias arquiteturais, e todas as vantagens do processo da TSMC, para encher o mercado com autênticas bestas da performance gráfica.
No entanto, apesar de todos os ‘leaks’ e rumores que têm chegado ao mercado, é muito provável que antes das RTX 40, a NVIDIA ainda lance uma gama de placas Super, e assim, apenas irá lançar a nova arquitetura no fim de 2022, ou mais provávelmente, inicio de 2023. Isto é interessante, porque a AMD vai lançar as suas placas RDNA 3 antes da NVIDIA, ainda durante o ano de 2022, com vários rumores a apontar para o segundo ou terceiro trimestre do ano.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!