Que fim de semana bombástico! Afinal de contas, ontem ficámos a saber que a AMD tem uma arquitetura gráfica em mãos pronta para a rebentar com a NVIDIA em 2022, ao apresentar várias tecnologias, que a rival ainda não quer lançar no mercado de consumo tradicional.
Pois bem… O contra-ataque chegou muito rapidamente! É que para rivalizar com aquilo que a AMD tem para oferecer num futuro muito próximo, a NVIDIA decidiu antecipar a arquitetura Hopper, deixando a tão esperada Ada Lovelace na gaveta!
NVIDIA vai saltar uma geração para lutar com a AMD!
Portanto, de acordo com o muito reputado ‘leaker’ Kopite7Kimi, a NVIDIA chegou à conclusão que não consegue rivalizar com a arquitetura RDNA 3 da AMD. Pelo menos não com o lançamento de um novo design monolítico baseado na arquitetura Ada Lovelace.
Por isso, a gigante das placas gráficas decidiu saltar imediatamente para a arquitetura Hopper! Ou seja, as RTX 40 vão contar com o tão esperado design MCM (multi-chip module), um pouco mais cedo do que aquilo que seria de esperar.
Em suma, de forma a simplificar a coisa, a NVIDIA vai esquecer o GPU AD102 (Ada Lovelace), para apostar no GH202 (Hopper), de forma a dar vida a placas gráficas como as RTX 4090, RTX 4080, etc… Entretanto, a Ada Lovelace pode continuar a ter alguma utilidade, visto que alguns rumores apontam para o seu uso numa nova Switch! Modelo Pro ou Switch 2? Ainda não fazemos ideia, e na verdade, só vamos ficar a saber em 2022.
Em suma, os próximos 12 meses no mundo das placas gráficas vão ser bombásticos. Com uma nova rivalidade entre a AMD e a NVIDIA. Rivalidade essa, que esperemos ser capaz de dar origem a uma nova guerra de preços… É que este mercado não está bom para ninguém!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a NVIDIA está com medo da AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!