NVIDIA RTX 40 a caminho, mas aposta nas RTX 30 é para continuar

Há alguns dias atrás, noticiámos que a NVIDIA iria terminar a produção das placas RTX 30 pouco tempo depois do lançamento da iminente RTX 3090 Ti. Ao fim ao cabo, as novas RTX 40 estão prestes a ser uma realidade, com uma data de lançamento marcada para Setembro. Desta forma, é preciso mudar o chip e meter todo o foco na nova geração baseada na arquitetura Ada Lovelace.

Pois… Segundo novas informações, não é bem isto que vai acontecer!

NVIDIA vai lançar placas RTX 40, mas aposta nas RTX 30 é para continuar

rtx, nvidia

Portanto, como a NVIDIA teve dificuldades sérias na produção das RTX 30 (muito por culpa da Samsung…), tudo indica, que pelo menos no início do ciclo de vida das RTX 40, vamos ter duas gerações a conviver no mercado de placas gráficas. O que claro está, significa que a NVIDIA pode apostar num corte de preço muito significativo nas RTX 30, enquanto se foca inicialmente no lançamento das placas RTX 40 mais poderosas.

Isto seria inteligente, porque ao mesmo tempo que a empresa vai ao encontro da procura, também despacha todas as placas que tem em stock.

Na verdade, é um ‘next-step’ da atual estratégia. Visto que atualmente, até já temos uma nova versão da RTX 2060, da geração passada, nas prateleiras.

Contudo, apesar de ser uma jogada interessante, tudo isto pode significar que as novas RTX 40 vão chegar ao mercado pouco amigas das carteiras dos consumidores. Ao fim ao cabo, a AMD parece estar a equacionar um aumento de preço na ordem dos 10~30%, algo que poderá também acontecer no lado da NVIDIA.

Mas, talvez mais importante que tudo isto… Compraria uma placa RTX 30, com uma placa RTX 40 na prateleira logo ao lado?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa jogada? Faz pouco sentido? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também