NVIDIA vai lançar outra RTX 30… Em 2024!

Ao que tudo indica, a NVIDIA está agora a preparar-se para lançar uma outra versão da RTX 3050, agora com 6GB de memória VRAM em vez dos atuais 8GB. Faz sentido? Para mim não, mas ao que tudo indica é necessário aos olhos da gigante das placas gráficas.

NVIDIA vai lançar outra RTX 30… Em 2024!

rtx, rtx 40, super

Portanto, apesar de não fazer muito sentido na minha cabeça, tudo indica que a atual RTX 3050 de 8GB está a canibalizar as vendas da RTX 4060. Por isso, a NVIDIA vai limitar a sua placa de gama média-baixa já em 2024.

A nova RTX 3050 não vai apenas cortar na quantidade de memória VRAM (8->6GB), vai também cortar no barramento que deverá ficar pelos 96-bit. Ou seja, além de menos memória, a largura de banda também vai ser significativamente mais limitada.

  • Nota: Existem outros rumores a apontar para uma outra versão com apenas 4GB.

Entretanto, para ter uma ideia da idade e performance da placa gráfica, a RTX 3050 original foi anunciada na CES 2022, um ano após o lançamento das versões mais apetrechadas e caras. Esta placa gráfica chegou ao mercado com um GPU GA106 (2560 núcleos CUDA, 8GB de VRAM num bus de 128-bit). A memória ia até aos 14Gbps e o TGP andava à volta dos 130W.

Porém, esta é uma placa com várias versões. Visto que também existe uma outra versão com um GPU GA107 em vez do GA106, que também tem um TGP bastante mais baixo.

A nova (ou novas) versões devem chegar em Janeiro. A versão atual de 8GB deve desaparecer do mercado.

Em suma, tudo indica que a NVIDIA quer continuar a apostar nesta gama de placas gráficas de forma a rentabilizar todos os GPUs que ainda tem em armazém. Assim, além de mudanças nos preços, vamos também ver novas e renovadas versões, sejam estas melhores ou piores comparativamente ao que já temos no mercado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também