A atual geração de placas gráficas da NVIDIA é honestamente uma desilusão, não consigo olhar para uma placa e dizer “sim senhora! Esta vale a pena”! Isto é especialmente verdade no campo da performance/preço, sendo exatamente por isso que a NVIDIA continua a comercializar placas gráficas da geração anterior (RTX 30), com um grande foco nas placas de gama média RTX 3060.
Aliás, essas placas gráficas vendem tanto, que a NVIDIA parece ter planos para continuar a produzi-las até pelo menos meados de 2024. Porém, parece que também existem planos para baixar o seu preço.
NVIDIA vai continuar a produzir placas RTX 30 até 2024. Mas para quê!?
Portanto, apesar do facto de as RTX 30 terem sido lançadas no distante ano de 2021, a realidade é que a NVIDIA continua a produzir e a fornecer novos modelos ao mercado global.
Estamos assim a falar da placa gráfica de gama média RTX 3060, que é hoje em dia a placa gráfica mais popular do mundo dos videojogos.
Porém, a NVIDIA acredita que o preço das muitas versões desta placa gráfica está um pouco exagerado. Por isso, recomendou uma baixa de preço para o início de 2024. Qual é o preço recomendado? Cerca de 260€ para o modelo “base” com 8GB de VRAM.
A ideia é fazer com que a RTX 3060 continue a ser um modelo apelativo, face às mais poderosas Radeon RX 6700 XT e RX 6750 GRE.
Porquê tudo isto?
Bem, a RTX 3060 aproxima-se agora do seu terceiro aniverário, porém, sendo uma das grandes vítimas da pandemia e loucura do mining, é uma placa gráfica que verdadeiramente nunca teve uma queda de preço “a sério”.
Assim, tendo em conta que a NVIDIA começa a desistir da produção dos modelos antigos de gama média quando tem uma nova alternativa, seria de esperar que a RTX 3060 começasse a desarecer dentro de muito em breve. Mas, com a nova loucura da Inteligência Artificial, e foco da NVIDIA neste novo (e lucrativo) mercado… É muito provável que a RTX 3060 tenha mais algum tempo de vida debaixo da sua manga.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Comprava uma RTX 3060 em 2023 ou 2024? Acha que faz sentido? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!