Apesar da NVIDIA ser a rainha e senhora do mundo das placas gráficas, a verdade é que a gigante verde não estava nada à espera que a AMD fizesse o que fez com a sua gama de placas gráficas Navi, especialmente as RX 5700, RX 5700 XT e RX 5600 XT que impressionaram forte e feio no campo do desempenho/preço.
Caso não se lembre, a AMD até fez ‘bait’ à NVIDIA em ambos os lançamentos! Visto que primeiramente ‘enganou’ a NVIDIA com um preço mais alto nas RX 5700, prontamente baixando-o para fazer undercut à s novas RTX 2070 Super e RTX 2060 Super, quando estas foram anunciadas. E posteriormente lançou uma atualização da BIOS para a RX 5600 XT, quando a NVIDIA resolveu baixar o preço da RTX 2060.
Em suma, mesmo com o trono da performance, a NVIDIA quer garantir que mete a AMD no seu devido lugar na próxima geração de placas gráficas! Isto depois da rival ter decidido brincar demasiado nos últimos meses.
NVIDIA vai apostar tudo em 2020 para meter a AMD no bolso!
Portanto, antes de mais nada, temos de perceber o porquê da AMD ter conseguido roubar quota de mercado à rival NVIDIA. Uma das razões já foi dita em cima, que foi nada mais nada menos que lançamentos agressivos, prontos a atacar os produtos da rival.
Contudo, é inegável que um dos factores mais importantes foi mesmo o facto da AMD ter tirado partido do seu processo de produção mais avançado, para lançar produtos verdadeiramente interessantes. Ou seja, basicamente o que fez com a gama de processadores Ryzen. O que claro está, irritou imensamente a gigante das placas gráficas, por isso, em 2020 vamos ver a implementação de uma estratégia a sério para eliminar a AMD e as suas placas gráficas Navi da equação.
1. A NVIDIA tem muitos jogadores à espera da altura ideal para o upgrade
Caso não saiba, apenas 2% dos utilizadores de placas gráficas NVIDIA contam com uma placa de última geração na sua máquina (Turing). Aliás, 90% dos jogadores com componentes da empresa, usa uma placa gráfica abaixo dos nÃveis de performance da GTX 1660 Ti.
Por isso, é fácil dizer que existe muito boa gente à espera de uma geração de placas gráficas realmente inovadora para dar o salto! Ao fim ao cabo, apesar de potentes, as RTX 2000 não foram de maneira nenhuma um grande passo em frente, visto que a RTX 2080 apenas igualou a GTX 1080 Ti.
A única placa com nÃveis de performance superiores foi mesmo a RTX 2080 Ti, mas verdade seja dita, é demasiado cada.
2. A AMD já não tem a vantagem no processo!
As novas placas gráficas RTX 3000 baseadas na arquitetura Ampere já deverão contar com o processo de produção de 7nm da TSMC, em vez dos 12nm que a arquitetura Turing trouxe para cima da mesa.
Como tal, deverão ser capazes de oferecer um bom ‘boost’ na performance e eficiência energética. Aliás, vários rumores e ‘leaks’ apontam para que as novas placas Ampere sejam 50% mais rápidas em relação à s suas antecessoras, isto ao mesmo tempo que consomem metade da energia.
3. Preços mais baixos?
A NVIDIA já percebeu que tem concorrência no mercado, e como tal, vai ter de abandonar a estratégia de “qualidade tem de ser paga”. Assim, caso a fabricante lance produtos com performance bastante acima daquilo que a AMD consegue lançar no mercado, a preços ‘justos’… É impossÃvel não vencer esta guerra!
Entretanto, é esperado que tanto a NVIDIA como a AMD lancem a sua nova gama de placas no fim do verão, mais tardar em Outubro.
NVIDIA vai apostar tudo em 2020 para meter a AMD no bolso! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!