Noutros tempos, tivemos placas gráficas incríveis como a GTX 960, GTX 1060, RTX 2060, etc… Até a RTX 3060 é uma placa muito competente face à geração anterior, apesar de já ter perdido alguma da sua magia para a RTX 3060 Ti, que se colocou muito bem como a alternativa perfeita para o entusiasta com menos dinheiro para gastar.
No entanto, com a nova geração, a NVIDIA parece ter preterido todas as placas gráficas RTX 4060, o que inclui a nova RTX 4060 Ti, para uma gaja mais baixa, menos mágica, e por isso muito mais triste. A mais recente prova disto mesmo é o facto de a RTX 4060 Ti chegar ao mercado com uma interface PCI-Express 4.0 x8.
NVIDIA transformou a gama média em gama baixa
Portanto, além de apenas 8GB num bus de 128-bit, o que limita seriamente a largura de banda das novas RTX 4060 e RTX 4060 Ti, e possivelmente também a performance máxima e real do hardware. A NVIDIA também optou por equipar estas placas gráficas com uma interface PCI-Express menos apelativa e avançada.
Ou seja, ao utilizar uma interface PCIe 4.0 x8, em vez da normal x16, temos uma placa gráfica de nova geração que acaba por ser menos compatível com outras plataformas um pouco mais antigas, como a geração Intel Core 10000, ou até os não assim tão velhos quanto isso, Ryzen 5000G.
Em suma, esta placa gráfica, em certas plataformas, vai funcionar a PCIe 3.0 x8, porque o GPU, tem 8 linhas de comunicação fisicamente cortadas. Porém, este ‘corte’ também significa que a placa deve ser um pouco mais barata de produzir. Por isso, apesar de duvidar um pouco disso, poderá chegar a um preço mais apetitoso relativamente ao que seria de esperar.
Mas… Esta gama nunca foi pensada para ser tão limitada. A estratégia da NVIDIA mudou e não foi pouco. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.