Como deve saber, os últimos anos de 2020 e 2021 foram de uma autêntica loucura para o mundo do hardware, especialmente na parte das placas gráficas, primeiramente pela extrema valorização no mining de criptomoedas, e mais tarde, pela escassez de chips.
Mas claro, tudo o que sobe, eventualmente tem de cair, e foi exatamente isso que aconteceu com o fim da pandemia. A procura caiu, as criptomoedas cairam, e na verdade, continuam a cair, e como tal, a NVIDIA deixou de vender tanta placa gráfica. Sim, é verdade que os preços continuam extremamente altos, especialmente quando olhamos para a nova geração, mas isso tem uma razão de ser… O nível de vendas é agora bem diferente, e claro, as empresas gostam de manter as tendências de subida, para manter os acionistas contentes.
NVIDIA: Tem noção da queda na procura de placas?
Portanto, estamos na altura da divulgação de resultados financeiros, onde claro está, ficamos com uma ideia de tudo aquilo que está a acontecer na indústria. É exatamente por isto que sabemos o estado atua da NVIDIA, a atual rainha das placas gráficas, que depois de demonstrar uma queda significativa no segundo trimestre do ano, deu um trambolhão sério nos 3 meses seguintes.
Afinal de contas, o novo relatório de contas que vai até ao dia 30 de Outubro, ou seja, ainda apanhou um pouco do lançamento da RTX 4090, demonstra que a gigante das placas gráficas fechou o terceiro trimestre do ano com 5.93 mil milhões de dólares em receitas. O que claro está, logo à partida, significa uma queda de 17% face ao terceiro trimestre do ano passado. Mas o que temos de ter em conta é mesmo o departamento de jogos! Que apresentou uma queda de 51% face ao mesmo período do ano passado, e 23% face ao último trimestre em análise.
O que é absolutamente normal! Como dissemos em cima, a explosão da procura foi um efeito completamente anormal, fruto da pandemia, e como é óbvio nunca seria algo sustentável.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tinha noção? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!