A nova GeForce RTX 5060 Ti está prestes a ser lançada de forma oficial, e tudo indica que chega ào mercado já na próxima semana. Assim, como seria de esperar, as fugas de informação já começaram a fazer das suas.
É por isso que várias imagens de modelos da MSI e ASUS já estão a circular na internet, incluindo uma edição especial da Hatsune Miku. Mas, há um detalhe técnico que está a preocupar a comunidade: a limitação da interface PCIe a apenas 8 lanes.
RTX 5060 Ti: 8 lanes PCI? Pois…
Segundo vários meios, a RTX 5060 Ti chega com suporte para PCIe 5.0 x8. Ou seja, metade das lanes habituais numa ligação PCIe x16.
Isto pode parecer um detalhe técnico sem grande importância, mas é aqui que mora o potencial problema. Quem tiver uma motherboard mais antiga com PCIe 3.0 vai ver essa largura de banda reduzida drasticamente. Isto pode resultar numa quebra real de desempenho, sobretudo em jogos mais exigentes ou mal otimizados.
Ou seja, a placa é nova, mas vai ter performance de velha.
Deja vu? RX 6500 XT diz olá!
Esta história faz lembrar o que aconteceu com a RX 6500 XT da AMD, que também vinha limitada no acesso ao barramento PCIe.
É a repetição de um erro!
Isto porque, quando utilizada em motherboards PCIe 3.0, a performance caía a pique. Coisa que acontecia mesmo em resoluções como 1080p. E é esse mesmo cenário que muitos receiam agora com a nova RTX 5060 Ti, especialmente na versão com 8GB de VRAM.
Então e em PCIe 4.0 ou 5.0?
Numa motherboard moderna, com PCIe 4.0 ou 5.0, o impacto desta limitação será praticamente nulo. Mesmo com apenas 8 lanes, a largura de banda disponível continua a ser mais do que suficiente para alimentar a GPU de gama média da NVIDIA.
Mas para quem ainda usa setups mais antigos, e de facto ainda há muitos gamers com sistemas baseados em PCIe 3.0, a escolha da RTX 5060 Ti pode revelar-se um erro caro.
Principalmente quando o objetivo é fazer um upgrade económico, sem trocar motherboard, CPU e RAM.
E o preço? Bem…
Se tudo isto já levanta preocupações, o preço só piora a situação. Afinal, depois de vários “leaks” a apontar para preços interessantes, a primeira loja europeia listou a RTX 5060 Ti a 666€. Sim, leste bem. Uma gráfica de gama média, com 8GB de VRAM e limitações técnicas, a chegar com um preço que em tempos era de topo de gama. É simplesmente surreal.
Claro que este valor pode não ser o oficial para o mercado português, mas serve como barómetro do que aí vem.
Conclusão
Ainda não sabemos os preços finais para Portugal, mas se esta RTX 5060 Ti seguir o exemplo da geração anterior, e mantiver este tipo de preços absurdos, vai ser muito difícil justificá-la.
Por isso, se a tua máquina não for recente, talvez mais valha esperar. A AMD também tem placas a caminho, e devem ser mais baratas.