NVIDIA RTX 50 têm potencial para mudar o mercado?

Como deve saber, as placas gráficas RTX 40, apesar do seu preço consistentemente alto ao longo de todo o seu ciclo de vida, estão prestes a serem sucedidas pelas novas GeForce RTX 50 baseadas na arquitetura Blackwell.

Um salto de geração que tem potencial, mas também mete algum medo aos consumidores. Ainda há espaço para os preços aumentarem? Onde fica o consumidor “normal” no meio de tudo isto?

Dito isto, várias movimentações de mercado começam agora a apontar para esta nova geração de placas gráficas como algo transformativo para o segmento do PC Gaming. Isto porque, os níveis de performance vão voltar a aumentar de forma muito significativa, com acesso a muitas e novas incríveis tecnologia de processamento gráfico (com e sem IA).

Porém, sou muito honesto, apesar de todas estas notícias, eu não acredito que as novas RTX 50 sejam tudo isso. Não pela sua performance teórica! Atenção! Mas sim pelos preços absurdos que vão com toda a certeza trazer para o mercado.

NVIDIA RTX 50 têm potencial para mudar o mercado?

rtx, nvidia, placa gráfica

Portanto, segundo tudo aquilo que tem vindo a chegar à Internet, os distribuidores e lojas estão de facto muito agradados com aquilo que estão a ver do lado da NVIDIA. Mas… temos de contar com uma coisa muito importante… A NVIDIA não vai ter rival na gama mais alta do mundo das placas gráficas.

O que claro está, significa que está ainda mais à vontade para meter os preços que quiser nas suas novas RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070. Caso não saiba, a AMD que tem tido imensas dificuldades ao longo dos anos nas gamas mais altas, nesta nova geração nem vai lançar placas topo de gama. Além disso, a Intel que ainda é uma novata nestas andanças, também não parece estar muito interessada em rivalizar com as grandes onde realmente interessa.

Por isso, apesar do facto de a NVIDIA poder ter nas suas mãos placas gráficas incrível para os jogos. É muito provável que os preços voltem a subir de forma significativa. O que não é uma boa novidade para ninguém.

Entretanto, é esperado que o lançamento aconteça durante a CES 2025, já em Janeiro. Está mesmo quase.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também