Vamos ser muito honestos, apesar do facto de ainda estarmos a mais ou menos 1 ano do lançamento da nova geração de placas gráficas… Já ninguém quer saber das RTX 40 da NVIDIA, nem das Radeon RX 7000 da AMD para absolutamente nada!
Está tudo com os olhos no que vem a seguir. Porquê? Tudo indica que vai ser um salto qualitativo incrÃvel! Um salto bem diferente daquilo que tivemos a oportunidade de ver com a atual geração de placas comparativamente à anterior.
NVIDIA RTX 50 = Grande aposta nos 3nm da TSMC!
Portanto, além do fraco salto de performance, preço completamente desajustado para a realidade dos consumidores, a realidade é que a gama de placas gráficas RTX 40 chegou ao mercado sem suporte a várias tecnologias importantes como é o exemplo do padrão DisplayPort 2.1.
Curiosamente, apesar do insucesso da AMD, a equipa Radeon não cometeu o mesmo erro.
Mas, com as novas RTX 50, a NVIDIA não vai cair na mesma armadilha, e ao que tudo indica vai mesmo incluir suporte à mais recente versão da norma DisplayPort. Algo que por sua vez deverá oferecer um potencial de passagem de dados até 80 Gbit/s-
Entretanto, além dessa novidade, tudo indica que a nova geração RTX 50 baseada na arquitetura Blackwell vai aproveitar em pleno as linhas de produção de 3nm da TSMC.
Ainda não sabemos qual será o processo escolhido, visto que a TSMC tem vários (N3/N3E/N3P/N3X), mas isto deverá significar que os novos GPUs vão ser poderosos, ao mesmo tempo que também deverão apresentar nÃveis de eficiência nunca antes vistos em componentes tão importantes como este no lado da computação.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Será que esta aposta nos 3nm siginifica que vamos ver outro incremento no preço? Ou nessa altura a TSMC já não vai agir como se tivesse uma mina de ouro em vez de linhas de produção de chips? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!