NVIDIA RTX 4080 vai ter duas versões! Quer qual?

RTX 4080 vai ter duas versões! – Como deve saber, tanto a AMD como a NVIDIA estão neste momento a preparar a sua nova geração de placas gráficas! Estamos a falar das Radeon RX 7000 no caso da primeira, e GeForce RTX 40 no caso da segunda.

Dito isto, devido ao incrível aumento de produção que ambas as fabricantes patrocinaram no final do ano passado, antes do ‘crash’ das criptomoedas e consequente queda na procura, tanto a NVIDIA como a AMD estão a sofrer com exagerados stocks de placas antigas ainda em armazém, ou em loja.

Contudo, a NVIDIA está a sofrer mais que a AMD, porque a sua capacidade também era bastante superior na última geração de placas gráficas. Sendo exatamente por isso que enquanto a AMD pode lançar 2 ou 3 placas já em 2022, a NVIDIA deverá lançar apenas uma, ou no máximo duas! 

Assim, a NVIDIA deve começar pela RTX 4090, para bater logo o pé ao mercado gráfico e tentar não canibalizar as vendas das suas atuais RTX 30. Mas, pelos vistos, também já se está a preparar para aquilo que a AMD pode vir a apresentar na forma das suas novas placas RDNA3, chegando ao ponto de preparar duas versões um pouco diferentes da sua RTX 4080.

Ou seja, se a AMD apostar num lançamento a sério, ainda em 2022, a NVIDIA não vai ficar de braços cruzados! Mas… Duas versões da RTX 4080? Isto faz sentido? O que muda?

NVIDIA RTX 4080 vai ter duas versões! Quer qual?

RTX 30, NVIDIA

Portanto, a nova RTX 4080 baseada na arquitetura Ada Lovelace aparece como uma sucessora direta à super bem sucedida RTX 3080, no entanto, ao contrário daquilo que tem sido habitual nos lançamentos da NVIDIA, vai aparecer com duas versões um pouco diferentes. O que muda?

Pelos vistos, uma vai ter 12GB de memória num PCB com 12 camadas, enquanto a outra chega com 16GB, num PCB com 16 camadas. O que significa mais camadas no PCB? Maior complexidade e densidade no ASIC, o que por sua vez poderá também significar níveis de performance um pouco diferentes entre as duas placas.

Será que vamos ver uma repetição daquilo que aconteceu com as recentes RTX 3080 com 10GB e 12GB, e as mais velhinhas GTX 1060 com 3GB e 6GB? Em ambos os casos, os consumidores não acharam muita piada às invenções da NVIDIA, porque a coisa acaba sempre por promover alguma confusão no mercado.

Não faria mais sentido lançar uma RTX 4080 com 12GB e uma RTX 4085 com 16GB? Diferenciar bem os modelos, e chegar assim a mais clientes?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também