Como já disse várias vezes na Leak.pt, apesar das baixas de preços nos últimos tempos, no mundo das placas gráficas, talvez seja boa ideia aguentar os seus cavalos, antes de ir a correr e aos saltos comprar uma placa nova para o seu PC. Ao fim ao cabo, ainda vamos ter mais descidas, a Intel está prestes a lançar a sua primeira gama digna desse nome, e claro, talvez mais importante que tudo isto, as gerações RTX 30 e Radeon RX 6000 estão prestes a ficar obsoletas.
NVIDIA RTX 4080 e RTX 4090 chegam em Setembro!
Portanto, segundo o muito reputado ‘leaker’ Greymon55, a NVIDIA já está a dar os últimos toques na sua próxima geração de placas gráficas, denominada de RTX 40, ao mesmo tempo que abandona as linhas da Samsung, para se focar a 100% no processo de 5nm da TSMC.
Tudo isto deverá resultar num lançamento de placas gráficas RTX 4080 e RTX 4090, em Setembro de 2022, com um nível de performance aparentemente incrível. Ao fim ao cabo, segundo as mais recentes informações, estamos a falar de um duplicar da performance, relativamente à atual RTX 3090.
Dito tudo isto, a RTX 4080 deve chegar para ocupar a atual posição da RTX 3080, com 16GB de memória GDDR6X a 21Gbps, enquanto a RTX 4090 não vai ser uma placa gráfica pensada para os jogos, ao ocupar a mesma posição que a RTX 3090 ocupa no mercado atual, com uns incríveis 20 ou 30GB de memória GDDR6X. Em termos de núcleos CUDA, vamos ter um máximo de 18432, com 144 SMs distribuidos por 12 GPCs.
(Em suma, um ganho de 250%, ou seja, 90 TFLOPs de potência computacional.)
Entretanto, o bus de memória deverá continuar a ser de 384 e 320-bit, mas como a memória é agora significativamente mais rápida, vamos ter uma largura de banda um pouco maior.
Curiosamente, segundo o que sabemos, a performance Ray-Tracing vai subir bastante, visto esta ser uma das grandes preocupações da NVIDIA. Mas em termos arquiteturais, não vamos ter uma grande novidade. O aumento da performance vem quase só e apenas da mudança no processo de produção! Com os 5nm a darem muita margem de manobra para apostar tudo na performance, e não na eficiência energética. Ao fim ao cabo, é esperado que apesar do uso do processo de 5nm, o tamanho dos GPUs seja exatamente o mesmo relativamente a esta geração RTX 30.
O que claro está, também deverá significar um ligeiro aumento no consumo energético. Ao fim ao cabo, a AMD já não anda a brincar! Por isso, a NVIDIA tem mesmo apostar tudo o que tem para se manter na liderança de mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com a nova geração de placas gráficas? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!