A nova arquitetura gráfica da NVIDIA voltou a ser notícia, mas desta vez, não foi graças à sua performance, que ao que tudo indica, vai significar um aumento de 250% face à atual topo de gama RTX 3090.
É que de forma a continuar super competitiva, e ir de encontro à grande aposta da AMD na sua arquitetura RNDA 3. A NVIDIA vai esquecer a eficiência energética, para transformar todos os watts de consumo em performance pura e dura.
O que pelos vistos significa uma RTX 4090 pronta a consumir à volta de 850W. Está na hora de mudar de fonte de alimentação no seu PC!
NVIDIA RTX 40: Vai ter de mudar de fonte de alimentação!
Portanto, segundo o famoso ‘leaker’ Greymon55, a placa gráfica topo de gama da geração ‘Ada Lovelace’ (RTX 40) vai ter o potencial de consumir uns belos 850W. Obviamente que os consumidores ‘normais’ não vão optar por uma placa deste calibre. Contudo, é esperado que esta arquitetura aposte tudo na performance, e como tal, a eficiência energética fique para segundo plano.
Assim, se por ventura estava a pensar em esperar pelo lançamento das novas RTX 40, algures no terceiro trimestre do ano (provavelmente em Setembro), é boa ideia começar já olhar para fontes com suporte ao standard de alimentação PCie 5.0.
Isto nem é grande novidade, visto que a RTX 3090 Ti (que verdade seja dita, ainda ninguém sabe muito bem se vai ser lançada ou não), já promete um consumo à volta dos 450W.
Entretanto, é esperado que a nova geração de placas gráficas AMD Radeon (RDNA 3) RX 7000, ande pelos 450~500W nas gamas mais altas, ou seja RX 7900 XT ou 7950 XT.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto a mudar de fonte de alimentação, para instalar uma central nuclear no seu PC? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!