Ao que tudo indica, a NVIDIA já começou a preparar as parceiras, para a chegada da sua nova geração de placas gráficas, desta vez baseada na arquitetura Ada Lovelace, e processo de produção de 5nm da TSMC. Sim, estamos a falar das GeForce RTX 40!
NVIDIA RTX 40: O que esperar da nova geração de placas gráficas?
Portanto, ao que tudo indica, a NVIDIA tem mesmo algo em grande para lutar contra o que a AMD também está a preparar para a sua nova geração. Por isso mesmo, a NVIDIA decidiu abandonar a sua atual parceira de produção Samsung, para voltar para os braços da TSMC.
Quanto à performance em si, apesar de tudo indicar que a NVIDIA não vai apostar num design MCM como a AMD. É esperado um ‘boost’ muito significativo, muito graças à passagem para os 5nm da TSMC. Isto faz sentido, porque a TSMC é quem está mais à frente no mundo da produção de chips. No entanto, é também significativamente mais cara que as rivais diretas. Um preço que a NVIDIA não se importa de pagar, para bater o pé à velha AMD, mas também à novata nestas andanças, a Intel.
Entretanto, o GPU topo de gama AD102 deverá chegar ao mercado com 18432 núcleos CUDA, ou seja, quase o dobro daquilo que o atual GPU GA102 que dá vida à RTX 3090 oferece. Isto irá resultar em 92 TFLOPs de performance, o que claro está, humilha os 36 TFLOPs da RTX 3090, em qualquer dia da semana.
No entanto, a NVIDIA deverá continuar a utilizar os mesmos chips de memória GDDR6X que já podemos encontrar nas suas placas gráficas topo de gama. A memória GDDR7 apenas vai dar um ar de sua graça em 2023.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está com grandes expetativas para a nova gama de placas NVIDIA GeForce? Ou está mais de olho na Intel e AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!