Não acha estranho o facto de estarmos muito perto do mês de Maio de 2023, com várias placas gráficas de nova geração já nas prateleiras, numa altura em que a procura é extremamente baixa, mas… Os preços continuam ridiculamente altos?
Sabe porquê? Tanto a AMD como a NVIDIA, estão a enviar um número muito reduzido de placas gráficas para o mercado, de forma a conseguirem vender o antigo stock a preços ‘altos’. Esta geração é para esquecer.
NVIDIA RTX 40: Começa a cheirar a vergonha…
Portanto, a própria AMD já admitiu que está a limitar a produção, e o envio de produtos para o mercado, de forma a limitar as quedas de preço, tanto nas atuais gerações, como também nas antigas. Mas, como a AMD tem um volume de produto mais baixo relativamente à NVIDIA, e na verdade, preços mais baixos tanto nas antigas gerações, como também nas novas, a coisa não se nota tanto.
Já no lado da NVIDIA, bem, a gigante das placas gráficas GeForce está a fazer um esforço sério para limitar o número de placas RTX 40 que envia para as lojas. Isto ao mesmo tempo que parece fazer de propósito para assinalar as RTX 40 mais caras como demasiado caras, e as mais baratas como “mais do mesmo”.
Afinal de contas, as RTX 4090 e RTX 4080, apesar de poderosas, continuam a preços proibitivos. Isto enquanto as RTX 4070 Ti e RTX 4070, que apesar de interessantes na Qualidade/Preço, acabam por não oferecer nada de novo. Afinal, estamos a falar de um mercado que ainda tem várias placas RTX 3080, RTX 3080 Ti, RTX 3090 e RTX 3090 Ti nas prateleiras.
Em suma, a NVIDIA não está a lançar produtos interessantes, porque não quer! A NVIDIA quer vender o que tem em stock, dentro da gama RTX 30.
É exatamente por isso que a nova RTX 4060 Ti 8GB vai ser uma placa limitada face aquilo que já existe no mercado. Uma placa que em Portugal nunca vai custar menos de 500€. Mas que ainda assim, deve chegar com uma largura de banda risível graças ao bus de 128-bit.
Aliás, esta estratégia da NVIDIA está a correr tão bem… Que o habitual pico de produção e de envio de produto que costuma acontecer entre o segundo e o terceiro trimestre do ano, não deve existir em 2023.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É uma estratégia que faz sentido para a NVIDIA? Qual é o potencial impacto de tudo isto no mercado? Partilhe connosco a sua opinião.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!