Como deve saber, com o lançamento das placas gráficas Ampere (RTX 30), a NVIDIA decidiu abandonar as linhas da TSMC, para apostar nos 8nm da Samsung. Uma decisão que inicialmente se demonstrou complicada, devido aos problemas da gigante Sul Coreana com baixos yields, mas que rapidamente começou a fazer sentido, quando os números começaram a melhorar, e claro, a NVIDIA começou a olhar para os euros poupados relativamente ao que teria de gastar nas linhas de 7nm da TSMC.
No entanto, agora que a AMD é uma ameaça real, e que pelos vistos até se está a preparar para lançar uma arquitetura realmente ameaçadora em 2020… A NVIDIA parece estar a equacionar abandonar a Samsung para se voltar à velha parceria. Para quê? Bem, para aproveitar o processo de 5nm que por enquanto apenas alimenta os produtos da Apple e da Qualcomm.
RTX 40: NVIDIA vai abandonar a Samsung e apostar nos 5nm da TSMC
Portanto, nos últimos dias temos ouvido bastante acerca daquilo que a NVIDIA tem feito, tanto no mundo das placas gráficas para desktop, como no desenvolvimento de SoCs para consolas. Nomeadamente, para uma alegada Nintendo Switch mais poderosa, que tanto pode ser a versão Pro, como uma futura versão ‘2’. Tudo isto, tendo como base a arquitetura Ada Lovelace, a última grande aposta num design monolÃtico, antes da passagem para o design MCM.
Pois bem, agora que a AMD parece querer passar a perna à rival, ao lançar uma arquitetura RDNA 3 já baseada num design MCM, em 2022, eis que a NVIDIA teve de tomar decisões complicadas, de uma forma extremamente rápida. O que pelos vistos significa abandonar a atual parceira Samsung, para voltar para os braços da TSMC.
Assim, a nova arquitetura Ada Lovelace está finalizada e deverá ter como base as linhas de produção de 5nm. Isto segundo o ‘leaker’ Greymon55, que entretanto veio a público dizer que o projeto está finalizado, e que está pronto para a fase de produção. No entanto, neste campo temos também de falar de outros ‘leaks’ que mencionam um cancelamento de toda e qualquer produção, de forma a que a NVIDIA possa já dar o salto para o próximo passo, ou seja, a arquitetura Hopper, que por sua vez também já deverá contar com um design MCM (multi-chip module).
Dito tudo isto, quer seja uma ou outra, o salto para a TSMC parece ser um ‘done deal’. Se estamos a falar do processo de 5nm tradicional, ou o mais avançado N5P, ainda não fazemos ideia.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que vamos ter uma revolução no mundo das placas gráficas? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!