A placa gráfica GeForce RTX 3080 Ti é muito provavelmente o segredo mais mal escondido da NVIDIA. Afinal de contas, já sabemos da sua existência desde o final do ano passado.
Curiosamente, é uma placa gráfica que tem sido modificada quase todos os meses, ao contar com especificações diferentes. Especialmente no que diz respeito à capacidade de memória GDDR6X. Sendo essa a grande razão pela qual a placa foi adiada tantas vezes.
Aliás, a NVIDIA chegou a produzir GPUs para esta placa, que mais tarde acabou por adaptar para a RTX 3090. Isto depois de uma nova mudança repentina nas especificações esperadas da placa ‘Ti’. (Link)
Entretanto, parece que finalmente está tudo resolvido e finalizado! Como tal, temos finalmente uma data de lançamento e de chegada às lojas. Aqui temos de ter em conta que esta RTX 3080 Ti já vem com a nova limitação ‘anti-mining’. Por isso, é possível que não desapareçam tão rapidamente como a restante gama. Algo que poderá afetar o seu preço de mercado, mas isto é algo que ainda vamos ter de esperar para ver.
NVIDIA RTX 3080 Ti lançada no dia 18, nas prateleiras dia 26
Portanto, depois de vários adiamentos, tudo indica que a RTX 3080 Ti vai ser anunciada pela NVIDIA no dia 18 de Maio! Entretanto, as primeiras reviews devem chegar à Internet no dia 25, com a placa a ficar disponível para compra no dia seguinte, dia 26 de Maio.
Na sua base, a RTX 3080 Ti é uma placa desenhada para competir diretamente com a RX 6900 XT da AMD. Por isso, é baseada no mesmo GPU GA102 que dá vida às ‘irmãs’ RTX 3080 e RTX 3090. Contando assim com 10240 núcleos CUDA, 320 núcleos Tensor, 80 núcleos RT, 320 TMUs, 112 ROPs bem como 12GB de memória GDDR6X (19 Gbps) num bus de 384-bits.
Quanto ao preço, é esperado que seja muito similar ao da AMD Radeon RX 6900 XT. Curiosamente, como resposta a este lançamento, a AMD lançou versões mais rápidas da sua placa topo de gama, na forma de edições especiais.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.