Não é grande novidade para ninguém que a NVIDIA está a ter sérias dificuldades em responder a toda a procura relativamente às novas RTX 30. No entanto, ficar a saber que uma gigante como esta é apenas capaz de responder a 7.4% de toda a procura… É no mínimo desapontante.
Além disto, para piorar toda a situação, tudo indica que a NVIDIA também não vai ter RTX 3070 suficientes para o lançamento no final do mês.
NVIDIA só consegue responder a 7.4% da procura! RTX 3070 em risco!?
Portanto, de acordo com os dados da ProShop, foram encomendadas 15117 NVIDIA RTX 30 das mais variadas parceiras da NVIDIA (encomendas dos clientes). No entanto, só chegaram às lojas 1112 unidades. Ou seja, a retalhista apenas foi capaz de conseguir meter as mãos em 7.4% daquilo que realmente precisa.
Para ser mais específico, a ProShop encomendou 1912 RTX 3090, mas apenas recebeu 200 unidades. Entretanto, no caso da RTX 3080, a empresa encomendou 8925 unidades, recebendo apenas 621 unidades.
Em relação à nova RTX 3070 que ainda não chegou ao mercado, a loja encomendou 4280 placas gráficas, tendo recebido (até agora) apenas 291 unidades.
Em suma, tudo indica que a NVIDIA apenas consegue responder a 10% de toda a procura. No entanto, temos de ter em conta que temos aqui apenas uma fonte… Ou seja, os números podem ser muito diferentes na Amazon, BestBuy, etc…
Entretanto, já existem alguns rumores de que a NVIDIA está a pensar passar grande parte da sua produção para a TSMC. Sabe porquê? Ao que tudo indica, estas dificuldades de stock se devem apenas e só às dificuldades de produção da Samsung com o seu processo de 8nm.
Se por ventura quer uma placa RTX 30, tudo indica que as coisas vão melhorar no início de 2021. E claro, a AMD também se está a preparar para lançar as suas novas placas no fim do mês, por isso… Se a NVIDIA falhar, tem sempre alternativa no outro lado da barricada.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!