Os nomes DLSS (NVIDIA) e FSR (AMD) ainda não muito recentes no mundo dos videojogos. Porém, é inegável que estão a ganhar cada vez mais importância e popularidade. O que não é por acaso! O futuro dos videojogos, seja de PC ou Consolas parece passar por aqui, e não pelo aumento de performance pura e dura.
NVIDIA quer mais software e menos hardware!?
Pois bem, à medida que tecnologias como o DLSS da Nvidia e o FSR da AMD permitem que os jogos tragam melhorias de desempenho ao gerar pÃxeis e FPS com a ajuda de algoritmos IA, há quem se pergunte se este tipo de upscaling é na verdade detrimental para o mercado, ao servir como uma muleta que permite aos devs lançar tÃtulos não otimizados.
Pois bem, a NVIDIA já veio em defesa da sua tecnologia, ao dizer que no futuro, o foco da empresa vai concentrar-se no DLSS e na IA num futuro bem próximo. Isto significa que à semelhança de algumas placas gráficas já lançadas na atual geração RTX 40, o foco vai estar no software e não no hardware em si.
Porquê? Bem, a NVIDIA olha para este tipo de “uplift” de performance como uma forma de trabalhar de forma mais inteligente.
Soluções como DLSS, FSR e XeSS aumentam significativamente as taxas de FPS ao mesmo tempo que minimizam a perda de qualidade de imagem. Porém, com a grande aposta nesta tecnologia nos últimos tempos, nomeadamente na última geração de placas gráficas. Ficou a sensação de que em vez de um ‘extra’, estas tecnologias se tenham transformado em algo essencial.
Quer um exemplo? Remnant II estabeleceu o que alguns consideram um precedente perigoso! Ao listar requisitos de sistema que assumem que os jogadores estão a utilizar o upscaling.
Além disto, numa parceria entre a NVIDIA e a CD Projekt Red, ficou aparente que o DLSS 3.5 é um dos grandes focos para ambas as empresas. Com algumas personalidades a virem a público afirmar que a renderização na resolução nativa já não é a melhor opção para a qualidade gráfica, ou pura qualidade de imagem.
Ou seja, acrescentar performance real já não interessa! Aliás, até já foi dito que o 1440p com DLSS para 4K vai ser superior ao 4K Nativo.
Acha que isto faz sentido? Ou é apenas mais uma jogada para o IA subir de nÃvel, e existir ainda mais investimento neste tipo de tecnologia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!