A arquitectura actual da Nvidia, “Pascal”, entrou no mercado com a GTX1080, lançada no dia 27 de Maio de 2016! Depois seguiram-se muitos mais modelos de sucesso, como a 1070, 1060 e por último a 1080Ti que ainda hoje é a rainha da performance.
Esta longa duração, como em tudo na tecnologia, significa que o fim está próximo. Assim sendo, este fabricante já prepara o lançamento da próxima arquitectura “Volta”, com um dos seus chips, o V100, a ter sido já apresentado numa gráfica Tesla.
Esperamos performance bruta, se for comparável ao último salto, mais 30/40% de performance.
Mas… O que vem depois disto ?
Com a falta de concorrência por parte da AMD, especialmente depois do falhanço das RX Vega, a Nvidia vive um momento muito bom. Em paralelo, com uma arquitectura completamente maturada, o que significa margens de lucro muito maiores que a rival AMD.
Com total domínio do mercado, a Nvidia tem todo o tempo do mundo para lançar o que quiser, quando quiser.
Devido a isso é estranho termos rumores de que a arquitectura após a “Volta”, terá o nome de “Ampere” e pode ser revelada já em 2018.
É sabido que a Nvidia gosta de dar nomes às suas arquiteturas em homenagem a cientistas importantes, neste caso o nome vem de Andre-Marie Ampere, um Físico/Matemático francês que viveu entre 1700 e 1800.
A empresa normalmente trabalha com planos de 5 anos para os seus chips gráficos(“Roadmaps”). O ultimo gráfico público terminava com a arquitectura “Volta”.
Faz todo o sentido que a empresa mostre o que vem a seguir num futuro muito próximo.
Mas daí até lançar esta geração em 2018…
Estamos quase no fim de 2017, a arquitectura “Volta” ainda não chegou aos consumidores e a atual geração vende que nem pãezinhos quentes…
Ainda mais agora com o lançamento da nova GTX 1070Ti que já falámos aqui, só mostra que a Nvidia está feliz com a arquitetura actual, e que não está muito preocupada com o futuro.
Duvido imenso que a “Ampere” apareça tão cedo…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!