Como deve saber, estamos prestes a dar as boas vindas a toda uma nova geração de placas gráficas, tanto pelas mãos da NVIDIA, como também pelas mãos da AMD. No entanto, no campo do consumo energético, é inegável que a AMD está um pouco mais preocupada no campo da eficiência.
Afinal de contas, enquanto vários rumores já apontam para placas GeForce RTX 40 prontas a tocar nos 600W de consumo, a AMD afirma que eventualmente também lá irá chegar, mas apenas em 2025.
NVIDIA nos 600W em 2022, a AMD só em 2025
Portanto, como deve saber, uma nova geração de placas gráficas significa quase sempre um aumento no consumo de energia das mesmas. No entanto, em 2022, a NVIDIA parece estar pronta a apostar tudo na performance, levando o processo de produção, e sua própria arquitetura, ao limite. Isto, claro está, significa maiores consumos, e maiores temperaturas dentro do hardware.
Por outro lado, a AMD parece estar mais à vontade, o que é curioso, visto que utiliza o mesmo exato processo de produção de 5nm da TSMC. No entanto, ao contrário da NVIDIA, ou até mesmo da Intel, a AMD vai aproveitar um design separado por partes iguais. Ou seja, os famosos chiplets. Isto enquanto a NVIDIA vai continuar a apostar num design monolítico.
Além disto, segundo a própria AMD, a equipa de desenvolvimento está constantemente a ir atrás, ao design base dos seus produtos, de forma a mudar algumas partes críticas, e assim conseguir mais performance, e claro mais eficiência energética.
“A frequência tem a fama de resultar em maiores consumos de energia. Mas, se tudo for bem feito, as coisas não bem assim. Apenas temos de olhar para os designs, e reestruturar o caminho lógico, de forma a reduzir todos os obstáculos ao aproveitamento da corrente. Um dos factores que mais tem impacto no consumo, é a voltagem. Algo que a NVIDIA abusa para chegar aos seus 2.5GHz, precisando de 1.2V ou 1.3V, ao mesmo tempo que faz OC em vários componentes. Nós conseguimos chegar aos mesmos níveis de frequência, e de performance, em voltagens mais baixas.”
Algo que aprendemos a fazer, e vamos continuar, é analisar muito bem os designs da nossa principal rival, para tentar fazer sempre melhor.”
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!