NVIDIA não inventou. 12GB para todos e acabou!

Há algumas semanas atrás, chegaram informações extremamente estranhas ao mercado, que apontavam para o lançamento de vários tipos de placas gráficas RTX 4070, todas elas com especificações diferentes. Isto é estranho, porém, não seria impossível! Ao fim e ao cabo, a NVIDIA adora lançar produtos diferentes com o mesmo nome.

Aliás, a NVIDIA planeou fazer exatamente isto com a RTX 4080, lançando duas versões bem diferentes, com capacidades de memória também elas diferentes. A questão é, quando a memória é “cortada”, não é só isso que é cortado. Por vezes, nem o GPU utilizado é o mesmo, e por isso, os níveis de performance são completamente diferentes. Mas calma! Apesar de ainda ser quase certo que vamos ter pelo menos dois tipos de placas gráficas RTX 4070 no mercado, vão todas contar com 12GB de memória de vídeo GDDR6X.

NVIDIA não inventou. 12GB para todos e acabou!

Portanto, ao que tudo indica, apesar de parecer cada vez mais certo que a NVIDIA vai mesmo lançar duas versões diferentes da sua RTX 4070, uma mais barata, e outra mais cara, as capacidades técnicas não vão ser extremamente diferentes. Ou seja, o que muda aparente ser apenas a capacidade de OC das placas mais premium. Muito provavelmente devido ao uso de soluções de refrigeração mais robustas, e por isso mesmo, mais caras.

Isto segundo as informações mais recentes, e mais fidedignas, que por sua vez apontam para uma RTX 4070 baseada no GPU AD104 (o mesmo da RTX 4070 Ti), com 12GB de memória GDDR6X (21 Gbps) num bus de 192-bit. Porém, apesar do uso do mesmo GPU da RTX 4070 Ti (antiga RTX 4080 12GB), o número de núcleos cai para os 5888 (CUDA).

Agora resta esperar pela chegada das placas gráficas ao mercado, e claro, ver as primeiras reviews. A RTX 4070 chega ao mercado no dia 12 de Abril!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também