Como deve saber, tanto a AMD como a NVIDIA, já têm os seus projetos baseados em designs MCM (Multi-Chip Module) em andamento. Aliás, é muito provável que ambas as fabricantes comecem a lançar produtos gráficos baseados nesta mesma filosofia de design já em 2022. No entanto, apesar do grande impacto desta mudança, apenas a AMD vai apostar neste tipo de tecnologia, no imediato, para o mundo do PC Gaming.
Sim, a NVIDIA vai apostar “Já” no MCM, mas apenas para os grandes centros de dados e supercomputadores.
Entretanto, caso não esteja a perceber o que é o MCM, é uma filosofia de design muito similar ao que a AMD já faz nos seus processadores Ryzen. Ou seja, vamos contar com unidades de processamento em módulos separados, dentro do mesmo ‘pacote’. Uma solução que vai servir efetivamente para aumentar significativamente o poder de processamento, sem aumentar em demasia a complexidade de produção.
NVIDIA vai apostar num design MCM já em 2022. Mas não para o PC
Portanto, a NVIDIA acabou de anunciar a sua conferência ‘GPU Tech 2022’, agora em forma física, onde o fundador e CEO da NVIDIA (Jensen Huang) deverá apresentar as novas arquiteturas gráficas. Especialmente uma onde muitas esperanças se encontram depositadas, a ‘Hopper’! Que claro, é a primeira arquitetura gráfica da empresa a contar com um design Multi-Chip Module.
No entanto, este anúncio também parece deixar aparente, que a arquitetura será mais para o mundo do HPC e do AI, com a arquitetura monolítica Ada Lovelace a tratar do mercado do PC Gaming (RTX 40).
Antes de mais nada, antes de começarmos a discutir o que poderá ou não acontecer, já sabemos que vamos ter aqui um evento híbrido, em Março, que vai desde logo começar com uma Keynote com Jensen Huang. Dito isto, Março já é uma altura em que o mundo do gaming já começa a salivar, e claro, a pensar numa nova geração de placas gráficas, por isso, não seria surpreendente ver alguns ‘hints’ relativamente às RTX 40.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!