A AMD fez manchetes quando apresentou o seu SAM (Smart Access Memory) que muito resumidamente oferece a possibilidade ao processador de ter acesso a uma maior quantidade da memória GDDR6 da placa gráfica.
No entanto, o SAM da AMD obriga ao uso de CPU AMD, Motherboard AMD, GPU AMD, tudo de última geração. Já no caso da alternativa da NVIDIA, a coisa já não é tão exigente, visto que apenas precisa de uma placa gráfica e motherboard com suporte à tecnologia.
Nota: A grande maioria das fabricantes de motherboards como a ASUS, Gigabyte e MSI, estão a lançar atualizações para ativar a funcionalidade em modelos mais antigos!
A NVIDIA já tem resposta para o AMD Smart Access! Mas só para as RTX 30
Portanto, a NVIDIA anunciou ontem o ‘roll-out’ da sua implementação da funcionalidade PCI-SIG Resizable base-address register (BAR) para alguns produtos GeForce.
Dito isto, como mencionámos em cima, é uma ‘novidade’ que possibilita ao processador ver a totalidade da memória de vídeo da placa gráfica, em vez de a ver em segmentos de 256MB. É uma técnica que ajuda algumas workloads de renderização 3D, desde que o motor de jogo suporte e esteja otimizado para a tarefa. (Ou seja, nem sempre resulta num aumento de performance em jogo.)
Entretanto, parece que apesar de a funcionalidade não ser assim tão recente, visto que já faz parte do standard PCIe há alguns anos… Apenas as mais recentes placas gráficas RTX 30 (desktop e mobile) irão receber o suporte à tecnologia. Por isso, se por ventura tem uma RTX 20 na sua máquina, pode esquecer esta nova tecnologia do mundo do gaming.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!