Como deve saber, a RTX 4060 Ti com 8GB de memória está prestes a chegar ao mercado, com um lançamento agendado para os próximos dias. Mas, ao que tudo indica, a NVIDIA tem outras duas placas na calha, que deverão chegar ao mercado logo a seguir, muito provavelmente em Junho.
Pois bem, uma delas vai irritar alguns entusiastas, como eu, porque é uma repetição de uma das estratégias mais feias do mundo das placas gráficas, mas que a NVIDIA adora implementar nas suas ofertas.
Afinal, a RTX 4060 Ti vai ter uma outra versão, com 16GB de memória, e possivelmente mais núcleos desbloqueados no GPU.
NVIDIA está de volta às práticas feias com as RTX 40
Portanto, em um novo leak, ficámos a saber que a NVIDIA tem neste momento 3 placas gráficas para lançar dentro da gama média. A RTX 4060 Ti com 8GB, a RTX 4060 Ti com 16GB, e uma RTX 4060 com 8GB. A primeira deve ser lançada já em Maio, com as outras duas a chegarem às prateleiras apenas em Julho-Julho.
Por enquanto, ainda não sabemos grande coisa acerca das diferenças entre as versões com 8GB e 16GB da RTX 4060 Ti. Mas, é muito provável que além da capacidade de memória, existam outras diferenças que deverão afetar a performance. A mais notável deverá ser mesmo o uso de um GPU completamente desbloqueado, ou seja, com 36 dos SMs ativos, em vez dos 34 da RTX 4060 Ti com 8GB de memória.
Desta forma, além da memória, vai também existir uma diferença palpável no desempenho de duas placas gráficas com o mesmo nome. Isto foi algo criticado com a RTX 4080, que também iria ter duas versões. Críticas que até resultaram num cancelamento dos planos por parte da NVIDIA, mas que não mudaram a mentalidade da empresa.
Ver placas gráficas, com o mesmo nome, mas níveis de performance diferentes é irritante, é confuso, e devia ser ilegal.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!