Nos últimos dois anos, muito graças ao impacto da pandemia no mundo da tecnologia, comprar uma placa gráfica foi quase sempre sinónimo de vender um rim, ou parte do fígado, no mercado negro. Tivemos placas gráficas, que nem eram as mais apetrechadas do mercado, a chegar, e até a ultrapassar a marca dos 3000€ por unidade. Foi uma loucura!
No entanto, o que sobe, também desce! Como diziam os Filhos do Rock, tudo tem um fim, e a loucura das placas gráficas também teve um fim no fim de 2021, e início de 2022. A procura começou a cair, e com a queda do valor das criptomoedas, o mundo do mining também começou a despachar muitas das suas placas gráficas, ao desbarato, nas muitas plataformas de revenda de hardware.
Tudo isto resultou numa NVIDIA e AMD (muito mais a NVIDIA que a AMD) à rasca para despachar todo o stock produzido até ali. Especialmente nesta altura do campeonato, em que todos nós já só temos olhos para a nova geração.
Qual é a solução? Baixas de preço a sério!
NVIDIA está a ser obrigada a baixar (ainda mais) os preços!
Portanto, as coisas mudaram de forma drástica em 2022! De tal forma, que placas que até há bem pouco tempo estavam valorizadas em 300%, estão agora a descer de preço todas as semanas, e mesmo assim, ninguém lhe pega.
Sendo exatamente por isso, que a NVIDIA vai avançar com um novo corte de preço na sua gama mais alta de placas gráficas. Ou seja, desde a RTX 3080 de 10GB, até à RTX 3090 Ti. Tudo o que tiver um GPU GA102, vai baixar de preço de forma muito significativa.
Como é óbvio, se as placas de topo baixam, tudo baixa ao seu próprio ritmo. Por isso, apesar do grande objetivo ser despachar placas de gama alta, podemos até dizer que isto vai significar uma queda de preço em toda a gama RTX 30, e claro, nas poucas versões RTX 20 ainda nas prateleiras.
Entretanto, ainda não sabemos de quanto vai ser esta queda. Mas tendo em conta que a AMD também está a equacionar fazer o mesmo. Deve ser muito significativo… Até ao lançamento da nova geração, vamos ver uma outra loucura! Mas agora, para o lado oposto.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!