Pois bem, ao que tudo indica, a NVIDIA decidiu limitar a interface PCIe da sua placa gráfica de gama média RTX 4060, por sua vez baseada no GPU AD106, o terceiro GPU mais poderoso da nova geração Ada Lovelace. Isto é algo que a AMD costuma fazer, mas que até aqui, a NVIDIA sempre evitou.
Mais concretamente, as placas baseadas no GPU AD106 vão ter uma interface PCI-Express x8, em vez de x16. Uma decisão que pode ter um profundo impacto na performance da placa gráfica.
Contudo, ainda não fazemos ideia se a placa gráfica vai ser baseada no padrão PCIe 4.0, ou no mais recente PCIe 5.0.
NVIDIA decidiu limitar a sua gama média na nova geração
Portanto, depois de anos a fugir à estratégia, eis que a NVIDIA decidiu tirar alguma inspiração ao livro de jogadas da AMD. Ao fim ao cabo, é exatamente isto que a AMD tem vindo a fazer na sua gama média de placas gráficas Radeon.
Uma notícia curiosa, visto que chega à Internet logo após um dos primeiros ‘leaks’ de performance relativos à RTX 4060, que apenas a mete ligeiramente à frente da atual RTX 3060 Ti.
Ou seja, é muito provável que o potencial do GPU esteja limitado pela interface x8. Contudo, ao que tudo indica, a NVIDIA não está muito preocupada com isso.
Aliás, existe a possibilidade que o design tenha sido pensado assim, para vender as novas RTX 40, ao mesmo tempo que a gigante das placas gráficas tenta despachar as ‘velhas’ RTX 30, mais concretamente as atuais RTX 3060 e RTX 3060 Ti. Para apoiar esta teoria, segundo novas informações, até vamos ver o lançamento de novas versões destas placas gráficas, para lutar contra o overstock de GPUs Ampere nas mãos da NVIDIA, e nas mãos das suas parceiras de produção. (Link)
Entretanto, a limitação fica por aqui! Visto que o quarto GPU da nova geração NVIDIA Ada Lovelace (AD107) vai contar com uma interface x8 em vez daquilo que a AMD faz na sua gama mais baixa, ou seja, a utilização de uma interface PCIe limitada a x4.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado na RTX 4060? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!