Muito tem vindo a ser dito acerca da quantidade de memória que a NVIDIA andou a meter, e continua a meter nas suas placas gráficas. Porquê? Bem, a AMD costuma meter mais, há vários anos, em todas as suas gamas.
Algo que faz agora sentido, visto que as consolas de nova geração dominam o desenvolvimento de novos jogos, sendo notório que os 6GB e 8GB de antigamente, são pura e simplesmente insuficientes nesta altura do campeonato. Mas, a coisa consegue ser um pouco mais grave que isto.
Afinal, além da falta de memória para baixar os custos de produção, a NVIDIA parecia saber que também estava a limitar a performance das suas placas gráficas. Isto ficou aparente há alguns dias atrás, depois de um ‘modder’ ter decidido agarrar numa RTX 3070, que normalmente chega ao mercado com 8GB, para duplicar a quantidade de memória disponível. A performance saltou!
NVIDIA capou placas gráficas de propósito!
Portanto, esta placa gráfica RTX 3070 com mod em cima, mostra todo o potencial que a arquitetura Ampere tinha fora das gamas mais altas, e mais caras. A placa equipada com o dobro de memória (16 Gigabytes), foi capaz de fazer um brilharete em jogos mais recentes, e por isso, mais exigentes. Em alguns jogos, a RTX 3070 16GB foi capaz de duplicar a sua performance.
Curiosamente, apesar do facto de a memória estar muito mais barata nos tempos que correm, a sucessora a esta placa gráfica, a RTX 4070, continua a contar com ‘apenas’ 12GB de memória. Isto em vez dos 16GB que deveriam ser padrão numa gama de produto acima dos 600€.
Ou seja, além dos preços ainda incrivelmente altos, a NVIDIA continua a limitar os seus produtos, de forma propositada. Aliás, caso não saiba, as novas RTX 4060 e RTX 4060 Ti deverão chegar ao mercado não só com pouca memória (6GB ou 8GB), como também um bus extremamente limitado (128-bit).
Porém, em 2023, o nível de sucesso desta jogada parece estar limitado. Os jogadores já não estão a correr para as lojas, para comprar as mais recentes ofertas da empresa. Parece que estamos a aprender com os erros!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!