NVIDIA: Baixar preços? ahahah! Isso é coisa do passado

Como deve saber, no passado dia 20 de Setembro, a NVIDIA apresentou as primeiras placas da sua nova geração RTX 40, na forma da RTX 4090 a custar qualquer coisa como 1949€, e duas RTX 4080, que andam entre os 1200 e os 1600€. (Preços Europeus, que em loja, deverão aumentar mais um pouco).

Como deve imaginar, numa altura em que a loucura do mining ‘morreu’, e que a procura nunca foi tão baixa, especialmente nestes novos tempos de inflação louca, e algum receio de uma nova recessão, ver estes preços é obviamente assustador. Contudo, na opinião do CEO da NVIDIA, não há nada de assustador, porque baixar preços é uma mentalidade do passado.

NVIDIA: Baixar preços? ahahah! Isso é coisa do passado

rtx, nvidia

Portanto, a primeira das novas placas da NVIDIA, a toda poderosa RTX 4090, chega ao mercado no dia 12 de Outubro, com um preço que é obviamente proibitivo para muito boa gente. Isto, numa altura, em que seria de esperar um leve aligeirar da coisa, depois de 2 anos caóticos no mercado.

Mas… Não! Aliás, segundo Jensen Huang, CEO da NVIDIA, a lei de Moore está morta, e os preços de produção estão num máximo histórico. “Um wafer de 12” está muito mais caro hoje em dia. A ideia de que um chip vai cair de preço é uma história do passado.”

É exatamente por isto que os atuais modelos RTX 30 também não vão cair de preço, apesar da real possibilidade de várias campanhas nos próximos meses, para tentar despachar o máximo de stock possível.

Entretanto, mesmo com um preço obviamente alto, a verdade é que a RTX 4090 traz um salto de desempenho até 400%, dependendo do caso de utilização.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com os preços? Já estava à espera? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também