Como deve saber, a NVIDIA é agora a dona da ARM, e pelos vistos, vai fazer tudo por tudo para aproveitar o ‘know-how’ da empresa, de forma a estar pronta para o que der e vier no mundo da computação.
Foi exatamente por isto, que na GDC, a NVIDIA demonstrou as suas tecnologias RTX (Ray Tracing) e DLSS a correr num processador ARM da MediaTek. Ou seja, a NVIDIA já está a preparada para o que vem aí depois do domínio da arquitetura x86. Aproveitando em pleno as fundações que a Apple tem vindo a criar com o lançamento do M1.
NVIDIA está a aproveitar aposta da Apple no ARM
Portanto, se ainda não tinha percebido, agora foi mesmo confirmado… O mundo dos computadores vai mudar seriamente nos próximos anos. Um comboio que saiu da estação no ano passado, quando a Apple abandonou a Intel para se focar nos seus próprios processadores ARM. Comboio esse que está agora a receber vários passageiros, como é o caso da NVIDIA, AMD, entre outras… Aliás, a própria MediaTek, a fabricante do processador que serviu de demo afirmou o seguinte:
- “O RTX é a tecnologia mais revolucionária a chegar ao mundo do PC Gaming nas últimas duas décadas. É por isto mesmo, que a MediaTek e a NVIDIA estão agora a criar novas fundações, para dar azo a uma nova categoria de PCs ARM de alta performance.”
Em causa está novo processador da MediaTek, o Kompanio 1200, que no fundo é um rival ao Apple M1, tendo sido criado para servir de base a novas máquinas computacionais. Um novo processador, que deverá fazer parte de uma gigantesca vaga de alternativas que as várias gigantes da indústria irão começar a lançar no mercado. Como é o caso da Google, Qualcomm, Microsoft, AMD, etc… Vai ser a loucura.
Entretanto, a NVIDIA é apenas mais uma das empresas que quer garantir a sua posição de domínio num mercado pós-x86. Um futuro que poderá não estar assim tão longe quanto isso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!