A NVIDIA passou um mau bocado com a Samsung, nos últimos anos, depois de ter abandonado as linhas da velha parceira TSMC, para se refugiar nas mais amigas da carteira, linhas de produção da gigante Sul Coreana.
No entanto, como nem tudo o que brilha é ouro, a NVIDIA acabou por se arrepender, especialmente quando a procura no mercado de placas gráficas explodiu, e a gigante verdinha foi incapaz de lucrar forte e feio com a situação. Bem, a NVIDIA ganhou muito dinheiro, mas quem sabe o que poderia ter sido capaz, com uma parceira capaz de escalonar eficientemente a sua capacidade de produção.
Pois bem, é exatamente por isso que a NVIDIA está de volta às linhas da TSMC, para a sua nova gama de placas gráficas RTX 40. O problema, é que a TSMC aumentou significativamente os preços, e como deve imaginar, a NVIDIA não vai ser amiga da sua carteira… Os aumentos vão ser passados para o consumidor.
NVIDIA aposta na TSMC em 2022! Espere aumento nos preços!
Portanto, caso não saiba, a atual gama RTX 30 foi (quase) totalmente produzida pela Samsung. Mas isto vai mudar em 2022, com a TSMC a voltar ao leme das operações. Assim, o GPU Hopper H100 vai ser baseado no processo de 4nm, enquanto os GPU Ada Lovelace (RTX 40) deverão ser baseados no processo de 5nm, que tanto sucesso tem feito no lado da Apple.
Isto são (mais) más notícias para a Samsung!
Pois bem, assim, além dos problemas nas linhas de 4nm, que parecem produzir mais defeitos do que produtos capazes de chegar ao mercado. A Samsung perde uma das suas maiores, e mais reputadas, clientes.
Aliás, não é só a NVIDIA que está a dizer adeus à Samsung, a Qualcomm também está no mesmo caminho, pronta para a levar os seus processadores Snapdragon para as linhas de 4nm da TSMC.
Entretanto, a Samsung afirmou que as suas linhas estabilizaram, e que muitos dos problemas iniciais estão ultrapassados. Mas claro, agora é tarde. Agora é necessário reconquistar a confiança dos clientes. Uma missão árdua.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Com medo? Por causa dos preços das placas de nova geração? Bem… Se calhar tem razões para isso!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!