Apesar de não existirem eventos presenciais, a NVIDIA decidiu fazer um evento online para revelar a sua grande aposta para 2020, a arquitetura Ampere! Primeiramente na forma do GPU A100, que já está a ser produzido em massa, e por acaso até já tem algumas unidades a caminho dos clientes, contando com 54 mil milhões de transístores, núcleos Tensor de 3ª geração, NVLink, NVSwitch e muito mais.
Para ter noção da monstruosidade, estamos a falar de um chip com um tamanho de 826mm2 sendo baseado no processo de produção de 7nm da TSMC.
NVIDIA anunciou o GPU Ampere A100: Um autêntico monstro de 7nm
Portanto, parece que a NVIDIA tem mesmo algo em grandes nas suas mãos, ao apostar num GPU com 54,000,000,000 transístores, tendo como base a tecnologia de produção mais recente da TSMC, bem como 40GB de memória HBM2 da Samsung, sendo capaz de oferecer 600GB/s de largura de banda.
Se comparamos o GPU A100 com o seu antecessor V100 (Arquitetura Tesla), a coisa fica ainda mais incrível, visto que o antigo GPU conta com 16/32GB de memória HBM2, e ‘apenas’ 23 mil milhões de transístores… Menos de metade!
Como é óbvio, com estas especificações, temos um aumento de performance brutal! Ao fim ao cabo, o Ampere A100 é 20x mais rápido que o GPU V100!
Mas calma! Este GPU foi pensado para o mercado empresarial, para os centros de dados e centros de computação na cloud.
Ainda assim, tendo em conta que as novas RTX 3000 vão ser baseadas na mesma arquitetura. É provável que o aumento de performance seja mesmo real. Caso não saiba, todos os rumores e ‘leaks’ têm vindo a mencionar um aumento entre 50 e 75% no desempenho, ao mesmo tempo que a eficiência energética também deverá subir 40~60%.
Está entusiasmado? Ou acabou de comprar uma RTX 2000 e está agora fulo da vida? Ademais, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.